Os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais das unidades Correia Lima e Três Figueiras utilizaram o software de programação Scratch para construir figuras planas e expressões algébricas, na disciplina de Matemática. Eles assistiram, primeiramente, a uma introdução de “A hora do código: Programaê”, com as trilhas Star Wars e Frozen, com os primeiros passos para aprender a programar, e revisaram alguns conceitos de geometria plana.
A atividade, desenvolvida pelos professores Greice Quequi e Fabio Jardim, teve como objetivo programar expressões algébricas para que o personagem do software Scratch, Sprite, calculasse áreas e perímetros das figuras, com o uso de variáveis. “A linguagem de programação faz com que os protagonistas do aprendizado sejam os próprios estudantes, e, o professor, mediador no processo. A interação com o computador faz com que os estudantes produzam comandos e ações elevando seu conhecimento a um nível mais investigativo, ou seja, tarefas fáceis e abertas em que este estudante consiga trabalhar sem planejamento”, afirmou Greice, que também criou um tutorial para contribuir com a atividade (veja abaixo).