Dentro da proposta de formar cidadãos globais, que tenham condições de conhecer e transitar por diversas realidades, o Centro de Cambridge e Línguas Estrangeiras do Colégio Farroupilha, em parceria com o Grupo de Relações Internacionais (GRI), proporcionou aos estudantes da 2ª série do Ensino Médio vivências nos consulados dos Estados Unidos, Uruguai e Alemanha. As visitas aconteceram como atividade do projeto Diplomacia e mediação de conflitos: do macro ao micro.
A professora, Juliana Morosino, uma das idealizadoras do programa, explica que o objetivo da proposta foi aprofundar a reflexão sobre os princípios básicos da diplomacia, com enfoque na mediação de conflitos, fazendo uso das línguas adicionais (Inglês, Espanhol e Alemão) que fazem parte do currículo do Colégio. A ação foi desenvolvida também pelos professores Gian Moretto, Valesca Altenhofen e Saul Filho.
Além disso, como segunda etapa do programa, os estudantes que se interessaram pelo projeto e se destacaram nas atividades, foram convidados a realizar uma entrevista com a/o Cônsul dos três países.
O projeto, que terá novos desdobramentos em 2023, entregará, aos estudantes participantes, o certificado de Jovem Diplomata Farroups em uma cerimônia com a direção e os professores envolvidos.
Confira como foram os encontros:
Consulado da Alemanha: no dia 31/10, os estudantes Gabriela Pessin Cerri, Luisa Bittencourt Braz, Maria Clara Padilha Pires, Nícolas Güntzel Alimena e a professora de Língua Alemã Valesca Altenhofen foram recebidos no pelo Cônsul geral, Milan Simandl.
“A visita ao Consulado Alemão não só foi muito divertida, por podermos realmente usar nossos conhecimentos em língua alemã com o Herr Consul Simandl, mas também de extrema importância para continuarmos nossos estudos em língua alemã e ganharmos conhecimento sobre diplomacia, que foi o foco de nossa conversa. Nesse bate-papo, conseguimos descobrir como se tornar um diplomata, o que ele faz, entre outras curiosidades. E o mais legal, a conversa foi toda em alemão!” Nicolas Alimena, 2ª série do Ensino Médio.
Consulado dos Estados Unidos: no dia 10/11, foi a vez dos estudantes Pedro Camargo, Mariana Porto, Marco Zouvi, Aline Zouvi, Eduarda Araújo, Maria Laura Rosolen, Alice Leão, Isabele Pereira e Maria Eduarda Casimiro, que junto ao professor Gian Moretto, visitarem o consulado dos Estados Unidos e entrevistarem o cônsul geral, Shane Christensen.
“Nós, estudantes do Colégio Farroupilha do Ensino Médio, tivemos o prazer de vivenciar uma conversa com o Cônsul dos Estados Unidos da América no dia 7 de novembro de 2022. Participamos do projeto piloto dos professores de línguas estrangeiras, Gian Moretto, Valesca Altenhofen e Juliana Morosino, após a realização de atividades em aula sobre mediação de conflitos. Debatemos assuntos relacionados à diplomacia, ao cenário global atual e às nossas curiosidades pessoais de forma descontraída e educada, o que tornou a experiência ainda mais interessante! Adoramos conhecer mais sobre o dia a dia de quem trabalha em um consulado com diplomacia. Recomendamos aos alunos participarem desse projeto único nos próximos anos”. Aline Zanin Zouvi, estudante da 2º série do Ensino Médio.
Consulado do Uruguai: por fim, na quarta-feira, 16/11, a cônsul geral Liliana Buonomo abriu as portas do consulado do Uruguai para a professora Margarita Balsemão e para o grupo composto pelos estudantes Helena Velloso, Pedro Henrique Pereira, Marina Faé Ebert, Luiza Silva dos Passos, Mariana Pucinskas Hadlich, Barbara Muller Sofia da Rocha e Éric Villant Griebler. Na ocasião, eles puderam praticar a língua espanhola e ampliar seus conhecimentos sobre o universo diplomático.
“A experiência de ter conhecido o consulado e a cônsul uruguaia foi enriquecedora. A partir deste contato eu e meus colegas aprendemos muito sobre diplomacia; como funcionam os processos legais, acordos e tratados entre países vizinhos. Essa visita nos instigou a pensar e considerar outras profissões que antes desconhecíamos. Além disso, interagimos com uma língua estrangeira pronunciada de forma natural e fluente, o que corrobora com a melhora da nossa compreensão e relação com o espanhol. Em suma, foi uma vivência muito interessante e certamente muito divertida para todos os envolvidos”. Mariana Pucinskas Hadlich, estudante da 2ª série do Ensino Médio.