1

NOTÍCIAS

Missão Diversão chega à sua 4ª edição com o tema “Super-Heróis”

23 mar 2019

Em 2016, a ex-aluna Marcella Cesa Bertoluci estava na 2ª série do Ensino Médio e inscreveu-se para participar do projeto “Utopia Followers”, realizado pela Smile Flame e com o apoio da Unisinos. A ideia, desenvolvida no Colégio Farroupilha e em mais três escolas de Porto Alegre, tinha como objetivo incentivar que estudantes pensassem em projetos sociais criativos que tivessem impacto positivos na sociedade.

Marcella e outros estudantes do Colégio ficaram sensibilizados com as crianças e adolescentes que vivem em casas de passagem da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.  Em função de outras atividades, os colegas saíram do projeto e Marcella, mesmo sozinha, resolveu ir atrás de alguns contatos, como o do juiz da 2ª Vara da Infância e Juventude de Porto Alegre, Marcelo Mairon Rodrigues. Foi daí que, em 17 de junho de 2017, aconteceu a primeira edição do “Missão Diversão”, nas dependências do Farroupilha. A iniciativa une duas pontas do processo de adoção: crianças e adolescentes de casas de passagem e pessoas habilitadas a adotar.

O evento aconteceu, também, em novembro de 2017 e em maio de 2018 e chegou à sua quarta edição na tarde deste sábado, 23 de março. Com o tema “Super-Heróis”, o Missão Diversão reuniu 30 crianças e adolescentes, entre oito e 17 anos, atendidas pela Fundação de Proteção Especial, ONG Imaculado Coração de Maria (OSICOM), Ação Social de Fé, Ação Social Aliança e Fundação Pão dos Pobres Santo Antônio, e 24 pessoas habilitadas em adotar.

Todos foram separados em times – Controle do tempo, Leitura das mentes, Poder de voar, Invisibilidade, Supervelocidade, Superforça, Visão raio laser e Poder de fogo – e começaram os desafios. A primeira atividade foi o Tangram. Cada grupo realizou a montagem do quebra-cabeça desvendando algumas questões.

Para gerar confiança, a segunda atividade foi a centopeia. Os grupos formaram uma centopeia humana em fila indiana com um balão cada uma. As centopeias estavam ligadas por duas cordas que se estendiam do primeiro ao último dia fila e todos deveriam segurar as cordas para não utilizar as mãos. Se deixassem o balão estourar ou cair, era preciso retornar ao início. A terceira atividade, “Hia-Ho”, foi pensada para compartilhar energia entre os presentes. Os times se misturaram e formaram quatro rodas. Cada um teve que fazer um movimento quando chegava sua vez: Hia, Ho ou Zum. Hia, direcionava a ordem da roda, passando para o lado o próximo movimento; Ho, mudava o sentido da roda; e Zum, passava a vez para a pessoa da frente escolher o movimento.

O desafio final foi utilizar tudo que o foi aprendido em quatro atividades. Na “Roda das Cadeiras”, o grupo precisava se posicionar em ordem alfabética, mas sem se falar. Ao invés da brincadeira “telefone sem fio” tradicional, na brincadeira “telefone sem fio de desenhos” o grupo deveria chegar ao final com o mesmo desenho do início. Já o desafio “Corrente humana” foi preciso dar a mão para todos do grupo sem soltá-la e percorrer uma série de obstáculos. Por fim, na brincadeira “Papel”, o grupo precisou entrar em uma folha de papel ao mesmo tempo.

As famílias, as crianças e os adolescentes participaram de um lanche e de atividades livres e, ao final, de uma atividade denominada “Aquário”, para compartilhar as experiências e as expectativas do evento. “Desde que eu comecei a organizar este evento, em 2017, foi como se eu plantasse uma mudinha no jardim e hoje vejo uma floresta imensa. Fico muito feliz em imaginar o alcance a que essa sementinha pode chegar. Essa sementinha virou o meu propósito de vida”, destacou Marcella.

Além do Colégio Farroupilha, o evento teve o apoio do Bar do Zé, do Sicredi e do SuperLabs.

Contatos

A equipe da Central de Relacionamento do Colégio Farroupilha é responsável pelo processo de atendimento às famílias que tem interesse em efetuar a matrícula na instituição: ela recebe as demandas, monitora e acompanha o relacionamento da escola junto a essas famílias, incluindo o agendamento para entrevista pedagógica e a visita guiada, além do agendamento da matrícula do novo estudante.

Ambulatório

51 3455-1812

51 3455-1825

51 98043-0820

Biblioteca

51 3455-1817

51 98036-9178

Centro de Cambridge 

51 3455-1823

51 98110-1951

Central de Relacionamento

51 3455-1891

51 3455-1889

Comunicação e Marketing

51 3455-1878

Educação Infantil

51 3455-1819 (Berçário, Níveis 1 e 2)

51 3455-1813 (Níveis 3 e 4)

 

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

51 3455-1811

Ensino Fundamental - Anos Finais

51 3455-1807

Ensino Médio

51 3455-1808

Financeiro

51 3455-1898

Gestão de Serviços Educacionais

51 3455-1837

51 99341-3424

Memorial Escolar

51 3455-1875

Recepções

51 3455-1860 | Administrativa - Prédio B

51 3455-1809 | Prédio D

51 3455-1816 | Alunos - Prédio A

51 3455-1873 | Berçário - Prédio B

51 3455-1877 | Jardim - Prédio C

Secretaria 

51 3455-1805 51 3455-1846

51 3455-1844 51 3455-1888

A Ouvidoria do Colégio Farroupilha é um canal que recebe, examina e encaminha, aos setores competentes, sugestões, críticas e elogios com o objetivo de aperfeiçoar os processos administrativos e pedagógicos da instituição.

O Canal de Integridade do Colégio Farroupilha é um espaço para formalização de relatos sobre condutas alheias ao Código de Conduta e Convivência. Por meio dele, todos os membros da comunidade escolar, além do público externo, podem realizar, de forma anônima ou identificada, o registro de informações com foco na prevenção de condutas antiéticas, como por exemplo: assédio moral, desvios/uso irregular de materiais, discriminação, ameaça, desvio de função, falha em auditoria ou controles internos, favorecimento, conflito de interesse, retaliação, vazamento de dados e uso indevido de imagem. O Canal de Integridade é administrado por uma empresa externa, a Legal Ética, e integra o Programa de Compliance do Colégio.

Top Sul Uniformes

51 3333-3131/ 3019-2387     51 98531.0463

www.topsuluniformes.com.br/colegio-farroupilha
Loja container localizada no estacionamento da unidade Três Figueiras.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30 (sem fechar ao meio dia)

Bar do Zé

 51 3334-0877 51 99155-9227

ze@zedobar.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Kawhen Uniformes

  51 99986-0766

www.kawhenuniformes.com.br
Rua Carlos Huber, 281
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h sem fechar ao meio dia e aos sábados, das 8h30 às 13h.

La Brunita

 51 3316-1315 51 98907-3785

labrunita@labrunita.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Ginkgo

51 99953-5613

contato.somosginkgo2@gmail.com
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Clip Três Figueiras

 51 3307-6377 51 98034-9789
 51 3307-6370

farroupilha@livrariaindependencia.com.br
De segunda a sexta-feira, das 9h às 14h e das 15h às 19h.

Saúde no Copo

51 98323 4903 / 51 99590 7092

snctresfigueiras@saudenocopo.com.br
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h

Livraria Santos

51 3273-5478

livrariasantoscfarroupilha@gmail.com
De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

O serviço terceirizado de transporte escolar é oferecido aos estudantes por motoristas organizados em cooperativas que atendem a diferentes bairros de Porto Alegre. A escolha pelo motorista é de responsabilidade das famílias.