Os estudantes da 2ª série do Ensino Médio que optaram pela trilha de aprofundamento Cálculo, lógica computacional e suas aplicações tiveram, na terça-feira, 04 de abril, uma atividade prática no LAR – Laboratório Aberto de Residência.
A proposta, desenvolvida na disciplina Matemática aplicada ao conhecimento científico e tecnológico, com apoio do professor responsável pelo Laboratório de Física, Gentil Bruscato, consistiu na conferência das medidas para a pintura da casa e na realização da instalação elétrica. Cada grupo de estudantes ficou responsável por um cômodo da casa, que possui dois quartos, uma sala, uma cozinha e um banheiro, além da parte externa.
Antes, em 21 de março, os estudantes receberam a planta da casa e a utilizaram para fazer o orçamento da pintura e da instalação elétrica, incluindo a ligação com a rede de energia.
“A referida proposta teve por objetivos fazer uso adequado do Sistema Internacional de Medidas e seus múltiplos e submúltiplos, e aplicar os conceitos de proporcionalidade, área e perímetro na resolução de problemas reais. Essa experiência proporcionou aos discentes o manuseio de ferramentas e o emprego de conhecimentos básicos referentes à instalação elétrica, além de retomarem conceitos matemáticos”, explica a professora de Matemática, Elisabete Braga.