Nesta sexta-feira, 30 de junho, os estudantes do Ensino Médio participaram de uma manhã de palestras e atividades na Jornada das Profissões. O evento apresentou opções para a trajetória profissional de cada jovem e integra o projeto de orientação profissional do Farroupilha, o Plano de Voo. Para a edição deste ano, mais de 70 especialistas conversaram com os alunos em quatro horas de palestras.
Uma das atividades mais aguardadas era a do médico neurologista e neurocientista, Jaderson Costa da Costa. O profissional também é professor titular de Neurologia na Escola de Medicina da PUCRS, além de ser um dos idealizadores e atual diretor do Instituto de Cérebro do Rio Grande do Sul. “Eu acho fantástica essa experiência de possibilitar esse contato com os jovens, pois isso tem impacto muito grande na formação do jovem. Os estudantes podem interagir com um profissional de uma área, fazer suas perguntas e mostrar suas inquietações”, afirmou.
A Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Daiane Modelski, explicou o processo de construção do evento, com atenção aos pedidos dos próprios estudantes. “A Jornada das Profissões foi criada em parceria com os jovens. Perguntamos quais eram as áreas de interesse, as dúvidas em relação às suas escolhas. A partir disso, a programação foi construída com profissionais de diversas áreas como Medicina, Administração, Direito e, principalmente, pensando em carreiras do futuro”, destacou.
Estudante da 2ª série do Ensino Médio, a Laura Teruchkin Horbach, assistiu palestras voltadas às áreas do Direito, da Administração e da Economia. “A Jornada é muito importante para termos contato com as profissões que a gente quer seguir no futuro, além de termos uma ideia melhor de como funciona na prática. As palestras me mostraram muito bem como funcionam esses trabalhos. Eu ainda não tenho certeza na área que eu vou seguir, estou pensando em Direito ou Economia”, relatou.
A aluna Helena Mutti, representante acadêmica do Grêmio Estudantil do Farroupilha – GEF, avaliou a atividade desta manhã. “A Jornada das Profissões é um momento em que a gente acaba aprendendo muito e descobre várias áreas novas que a gente nem tinha interesse antes”, ressaltou. No intervalo das atividades, o GEF organizou um espaço de convivência com puffs, pipoca e frutas.