Após todas as etapas da fase de transição entre a escola e a universidade, os formandos de 2022 que iniciaram a graduação no primeiro semestre de 2023 comentam sobre a nova experiência. Entre os pontos ressaltados, está a força da educação básica como diferencial na faculdade.
Confira neste link os nomes dos aprovados nos vestibulares de 2023.
Estudante de Medicina na Feevale, o ex-aluno Ricardo Pilz Hegele percebeu que as aulas no Colégio Farroupilha foram essenciais para formar uma base consolidada de conteúdos vistos na faculdade.
“Tenho muitas aulas que envolvem Biologia, Química e Física. A base que o Colégio Farroupilha me forneceu durante os anos em que estudei na instituição foram cruciais para meu desempenho acadêmico no nível superior. Tenho algumas cadeiras que englobam Sociologia e Filosofia, matérias que são necessárias para compreender a relação da Medicina e a sociedade em sua plenitude”, afirmou.
A ex-aluna Júlia Porto Duhá foi aprovada em Administração na UFGRS e em Engenharia de Produção na PUCRS. Ela fará os dois cursos.
“Sinto um misto de emoções, com empolgação e uma sensação boa de começar algo novo, oportunidade de conhecer e explorar situações novas. Por outro lado, um aperto no coração, sentir falta da rotina Farroupilha, da turma que era uma família e de todos os educadores e funcionários que já tínhamos um carinho”, relatou.
Júlia reforça que também percebeu facilidade em absorver os novos conhecimentos.
“Com o início das aulas [na PUCRS], percebi o preparo que o Farroupilha me deu durante a minha formação básica. O Colégio me forneceu uma base muito boa e eu vejo isso claramente como um diferencial da educação que tive no contato com a faculdade”, finalizou.
Formando em 2022, o ex-aluno Thayson Wolff Rosa começou a estudar Física na UFRGS no primeiro semestre de 2023.
“Ao entrar na faculdade com diversas pessoas, cada uma com um determinado tipo de origem escolar, consigo perceber nitidamente a diferença e a sorte que tive em ter uma base muito forte no Colégio Farroupilha. É perceptível quando iniciamos uma cadeira que necessita de um conhecimento específico prévio que somente o Farroupilha e alguns poucos outros colégios ensinam esse tipo de conhecimento. Por isso, fico muito feliz de ter aproveitado a chance e a oportunidade que essa escola de tanto prestígio pôde me oferecer”, destacou.
Incentivo na busca por autoconhecimento
Vivenciar a rotina universitária gera muita expectativa entre os estudantes do Ensino Médio. Porém, antes de alcançar esse objetivo, os jovens passam por um longo processo de autoconhecimento para descobrir suas áreas de estudo preferenciais. Enquanto alunos do Colégio Farroupilha, eles contam com apoio profissional para identificar suas características e escolher o que desejam fazer após o término do Colégio, bem como para traçar estratégias que os levem a esse fim.
O programa Plano de Voo consiste em uma série de ações para auxiliar o estudante nessas escolhas. São palestras, exposições, orientação profissional, simulados e visitas a universidades e empresas. Entre os eventos anuais do Plano de Voo estão a Jornada das Profissões, na qual os estudantes têm contato com profissionais de diferentes áreas, e a Mostra das Universidades, momento em que várias instituições de ensino superior vem ao Farroupilha para apresentar seus cursos e oportunidades.
A escola também promove simulados do ENEM e do vestibular da UFRGS, além de oficinas preparatórias para essas provas.
Para aqueles que desejam estudar fora do país, existe a possibilidade de participar dos simulados do PSAT (Preparatory SAT) e do SAT (Scholastic Aptitude Test ou Scholastic Assessment Test), exame utilizado para ingresso nas universidades dos EUA. Além disso, o Farroupilha promove encontros sobre universidades estrangeiras e apoia os estudantes no processo de aplicação.