Durante a última semana, os estudantes dos Anos Iniciais mergulharam num mundo virtual e de inovação através da FarroupsTECH, Semana de Tecnologia do Colégio Farroupilha, promovida pelo setor de Tecnologia Educacional (TE). O evento foi realizado no térreo do Prédio D e recebeu visitas dos alunos nos turnos escolares. No sábado, 30 de setembro, a FarroupsTECH foi aberta à comunidade escolar.
Com o evento, alunos e educadores participam de uma série de propostas que geram aprendizagens e reflexões sobre as implicações e possibilidades relacionadas a temáticas atuais nas áreas de tecnologia e inovação. “Todos os anos, a FarroupsTECH traz experiências para que os estudantes possam explorar tecnologias emergentes no mundo. Nesse ano, entre os destaques, estavam a Inteligência Artificial, os jogos sobre pensamento computacional e a apresentação de novas ferramentas. Os estudantes puderam explorar tecnologias plugadas e desplugadas, trabalharam com codificação e algoritmo”, destacou o Gerente de TE, Ednei de Bem.
Uma das experiências que os estudantes mais gostaram foi brincar com um robô que resolve o cubo mágico em 7 segundos, além de realizar desafios com os usuários. Em outra atividade, era possível pintar, de forma desplugada, personagens que podiam ser incluídos em um universo on-line, plugado. Em uma arena dentro da FarroupsTECH, foi possível pilotar drones e passar por obstáculos.
Mendeli Vainstein, visitou a FarroupsTECH no sábado e saiu satisfeito com a qualidade das atividades propostas. “Achei muito boa a iniciativa de mostrar a tecnologia para as crianças desde pequenas, pois os estudantes se divertem com as tecnologias em diversos formatos. Eu sou professor de Física na universidade e percebo que o contato com a tecnologia é essencial desde a primeira infância, pois motiva esses jovens a gostar das áreas de exatas, que são deixadas de lado quando o estudante cresce”, afirmou. Ele é pai dos estudantes Pedro, de 9 anos, e Catarina, de 6.