Os alunos do Colégio Farroupilha, João Pedro dos Santos Hartmann e Marco Antônio Conde, do Ensino Médio, estão entre os finalistas da World Innovative Science Project Olympiad (Wispo) 2023, em Bandung, na Indonésia. Além de representarem o Colégio, os dois estudantes também irão representar o Brasil na competição, pois são os únicos brasileiros na lista de 70 finalistas. O evento acontece neste mês, entre 14 e 17 de dezembro.
A dupla realizou diversas pesquisas sobre a influência dos aceleradores de partículas no tratamento contra o câncer. A partir de estudos bibliográficos, entrevistas com médicos e com os orientadores do colégio, os alunos desenvolveram um protótipo que simula o que acontece dentro de um acelerador de partículas linear. A razão para o desenvolvimento da pesquisa deve-se ao fato da doença ser a segunda principal causa de morte do mundo.
De acordo com Marco Antônio e João Pedro, o intuito dos estudantes é aprofundar o projeto, que, inclusive, recebeu um convite para continuar o desenvolvimento da pesquisa no Insper, em São Paulo. Com um viés social, os alunos pretendem divulgar os tratamentos de radioterapia e elaborar novas ideias de aceleradores mais acessíveis financeiramente, para que todos tenham acesso ao tratamento do câncer.
O assunto foi destaque na imprensa nesta terça-feira, dia 28 de novembro. O site GZH publicou uma reportagem feita com os estudantes.
Confira a matéria neste link.