Na noite de segunda-feira, 14 de agosto, o Colégio Farroupilha lançou o Plano de Voo: Conexão Famílias, uma extensão de um programa já realizado com os estudantes e que tem como objetivo apoiá-los na identificação de suas características e na escolha do que desejam fazer após o término da educação básica, bem como para traçar estratégias para alcançar esse objetivo.
Ao abrir o evento, a Diretora Pedagógica, Marícia Ferri, explicou que, com a novidade, o Plano de Voo busca proporcionar um espaço de reflexão e diálogo entre famílias, estudantes e escola sobre o futuro profissional, tendências do mercado de trabalho e outros assuntos relacionados aos projetos de vida dos estudantes.
Na noite de lançamento do programa, foi realizado um encontro sobre A era da colaboração e o futuro do trabalho, que teve palestras de Luiz Carlos Pinto, Secretário Municipal de Inovação e Diretor da Escola de Engenharia da UFRGS, além de pai de estudantes do Farroupilha, e de Jorge Audy, que é professor de pós-graduação da PUCRS e Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do TECNOPUC.
Em sua fala, Luiz Carlos Pinto apresentou um panorama sobre as principais inovações tecnológicas e suas influências no mundo do trabalho. O professor enfatizou que estamos na era das máquinas inteligentes (IA) e da colaboração. Trouxe diversos dados e exemplos para mostrar que, na forma como tem se configurado o mundo do trabalho, mais importante do que a escolha profissional é a construção da carreira, a abertura para o aprendizado ao longo da vida e o desenvolvimento de soft skills, como criatividade, comunicação, resolução de problemas, capacidade de adaptação e trabalho em equipe.
Jorge Audy, em continuidade à fala anterior, destacou a aprendizagem ao longo da vida como fundamental para o profissional do futuro, e do presente. Trouxe exemplos de jovens gaúchos que criaram startups que viraram unicórnios (empresas que possuem mais de U$ 1 bilhão de valor no mercado) e promoveu uma reflexão sobre o que os fez chegar nesses resultados. Entre as principais características destacadas pelo professor, estão a atitude, o conhecimento, a criatividade e a coragem. Já para a escolha profissional, a recomendação foi ir além das listas das profissões mais promissoras, mas olhar para dentro de si. Audy concluiu sua fala destacando que ética, honestidade e integridade são valores que não mudam com as transformações do mundo e que continuam essenciais para um profissional de alto nível.
“Como pais, é muito importante apoiarmos nossos filhos em sua escolha profissional e, com este programa, o Colégio fortalece e estimula este diálogo, abordando tendências e novas perspectivas. As palestras do Jorge Audy e Luis Carlos Pinto foram muito ricas e informativas. Estou na expectativa pelo próximo encontro!”, conta Vivian Ruhl, mãe de um estudante do 9º ano.
Ao final do evento, que reuniu mais de 100 participantes entre estudantes, familiares e educadores no Auditório 1, os presentes puderam esclarecer dúvidas e conversar com os palestrantes sobre os assuntos abordados. O programa foi anunciado durante evento realizado no mês de junho, no Instituto Caldeira – saiba mais aqui.
“A palestra com o Luiz Carlos Pinto e Jorge Audy aprofundou muito os meus pensamentos, como aluno, sobre as profissões que eu possa, de alguma forma, ser no futuro. Creio que os dois palestrantes conseguiram esclarecer todas as dúvidas, sem exceção, de todos os presentes na noite. Existem várias estatísticas e pesquisas que eu sequer imaginava, que são sobre a IA no mundo e a inovação em Porto Alegre. Um dos pontos que mais me motivou a ir nessa palestra foi a questão de os dois palestrantes serem muito experientes e reconhecidos nesse ramo de inovação, eu senti que tinha muito a aprender com eles, e realmente aprendi bem o que eu queria e até mais um pouco. Espero que eles voltem mais vezes aqui para o Farroupilha, é realmente muito importante!”, afirma o estudante da 2ª série do Ensino Médio, André Dunin.