Sempre atento às questões sobre o relacionamento interpessoal entre os estudantes, o Colégio Farroupilha se torna pioneiro no estado ao implementar o modelo espanhol das Equipes de Ajuda. O projeto foi desenvolvido com base na Matriz Socioemocional do Colégio, criada em 2012. Nela, educadores e equipes da gestão educacional e administrativa trabalham de maneira integrada e articulada aprofundando conhecimentos por competências e habilidades nas diferentes áreas do conhecimento, considerando o estudante do século XXI.
Os integrantes das Equipes de Ajuda são estudantes do 6º, 7º e 8º anos que foram escolhidos pelos seus colegas de turma para integrarem as equipes. Com este projeto, os alunos ganham protagonismo como agentes de mudança em seus grupos de convivência e a escola reforça seu compromisso em formar cidadãos competentes, éticos e globais. Cada Equipe de Ajuda tem cerca de três ou quatro integrantes por turma, que são instruídos em encontros quinzenais. A ideia de haver mais de uma pessoa no time é, justamente, destacar o coletivo e oferecer a possibilidade de que os participantes possam apoiar-se entre si e encontrar alternativas para favorecer e estimular as relações saudáveis na escola.
O trabalho das Equipes de Ajuda iniciou em 2022 no Colégio Farroupilha, com a formação dos professores e em 2023 os estudantes escolhidos também passaram por uma formação específica, onde se capacitaram para atuar nas equipes. O projeto é resultado de uma parceria com pesquisadores e que, desde o ano passado, reitera a importância do equilíbrio e da empatia nas relações entre todos aqueles que fazem parte da comunidade escolar.
A formação de quem participa das equipes inclui aprender maneiras adequadas de abordar os colegas, escuta ativa e sigilo — tópicos imprescindíveis para que se crie uma rede de confiabilidade. É um trabalho que vai ao encontro das Matrizes Curriculares e Socioemocionais do Colégio Farroupilha, que tem como propósito desenvolver habilidades e competências ligadas ao âmbito da boa convivência — como empatia, cooperação e escuta ativa.