A equipe de Robótica Farroubots conquistou o prêmio de Melhor Design de Robô no Torneio de Robótica SESI First Lego League. O evento aconteceu entre os dias 24 e 25 de novembro em Santa Cruz do Sul. Participaram da competição, 46 equipes de robótica de escolas públicas e privadas.
“Esse prêmio destaca o trabalho da equipe que melhor criou, construiu, inovou e programou seu robô, além da excelência em documentação e apresentação do robô e de sua estratégia no desafio. Estamos muito felizes e orgulhosos por esse reconhecimento”, destaca o professor Roger Pereira, que, junto ao professor Gentil Bruscato, lidera a equipe.
Composta pelos estudantes Arthur Lerch, Ana Carolina Passos, Gabriela Comiran Petzhold,
Bruno Denaldi, Manuela Spinelli, João Pedro Hartmann, Laura Streck, Maria Clara Padilha e Maria Laura Rosolen, dos Anos Finais e do Ensino Médio, a equipe constrói robôs com a tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões e desenvolvem pesquisa buscando resolver situações problema de forma inovadora relacionadas com o tema de cada temporada.
“A experiência de participar de uma competição tão grande foi algo imensurável. Ter uma variedade de equipes trabalhando pelo mesmo objetivo fez com que nós nos motivássemos mais! Sabíamos nossos pontos fortes e fracos, e nos esforçamos para conseguir levar algum prêmio para casa. Depois de muito esforço e dedicação, a equipe saiu vitoriosa e feliz pelo resultado e pela união de todos nós. Me senti alegre de passar esses dois dias com as pessoas que eu gosto e de levar experiências para os próximos anos”, declara a estudante do 7º ano, Laura D’Amore Streck.
Batizada de Powered, a temática da temporada 2021-2022, desafia jovens a repensarem o uso da energia visando nossa qualidade de vida no futuro. A equipe do Farroupilha trabalhou por oito meses para desenvolver um projeto de pesquisa sobre o tema e construir um robô e uma estratégia de arena que resolvesse os problemas propostos pelo torneio.