Gabriela Pochmann, formada em 2016 no Farroupilha e estudante de Direito da UFRGS, integra o time UFRGS que representará o Brasil e a Universidade na fase oral do 19th Annual Oxford International Intellectual Property Law Moot, entre os dias 16 e 19 de março, na Universidade de Oxford, na Inglaterra. “Sempre me interessei por estudar Propriedade Intelectual. Assim que comecei a pesquisar mais sobre a competição, percebi que era uma oportunidade única não só para aprender o Direito na prática, já que consiste em uma sessão de julgamento da Suprema Corte simulada, mas também para ter contato de uma maneira muito intensa com um sistema jurídico diferente do brasileiro, considerando que a competição é baseada no sistema jurídico da Inglaterra. Além disso, percebi que a competição me possibilitaria conhecer estudantes e juristas do mundo todo, o que, sem a menor dúvida, me atraiu ainda mais”, explicou a ex-aluna.
O time é formado, ainda, pelas alunas de Direito da UFRGS Isabela Kasper e Letícia Colling, e tem a orientação da professora Lisiane Ody e das ex-alunas Clara Affeld e Júlia Strack. O evento é uma competição anual promovida e organizada pelo Oxford Intellectual Property Research Centre (OIPRC) da Universidade de Oxford, realizada na língua inglesa e com base no sistema jurídico da Common Law. Dividida em duas fases – escrita e oral – a competição baseia-se em um caso hipotético.
Na fase escrita, os times elaboram peças jurídicas chamadas de memorais, simulando tanto a parte apelante quanto a apelada. Na segunda fase acontecem as sustentações orais, diante de professores e grandes juristas convidados, que representam os juízes em uma audiência simulada da suprema corte. “A matéria debatida no Moot é Propriedade Intelectual, envolvendo complexas disputas jurídicas sobre marcas, indicações geográficas e direitos autorais, sobre as quais o time deve possuir expertise. Além disso, é fundamental que o time desenvolva as habilidades de argumentação e persuasão para obter sucesso”, explicou as alunas no perfil Oxford IP Law Moot UFRGS Team, criado para divulgar a participação no evento.
Representantes de universidades da Alemanha, Austrália, Canadá, Índia, Malásia e China estarão presentes na fase oral da competição. “As minhas expectativas são as melhores possíveis. Eu e as outras integrantes do time estamos estudando muito para darmos o melhor de nós na competição. Estamos realizando encontros quase diários para debater sobre argumentos e estratégias e contamos com o apoio e o incentivo das nossas coaches, as advogadas Clara Affeld e Júlia Strack e a professora Lisiane, que não medem esforços para nos ajudar. Por isso, estou me sentindo preparada e acredito que será uma experiência incrível, ainda mais por ter a oportunidade de conhecer estudantes de Direito e juristas do mundo inteiro”, avaliou Gabriela.
Para o custeio da viagem (taxas de inscrição, alimentação, passagens áreas, acomodação, transporte e alimentação), o grupo aceita auxílio pelo PIX iplaw.ufrgs@gmail.com.