Três estudantes do Farroupilha foram premiados na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2022). Ana Carolina Bortolomiol Passos, do 9º ano, e Augusto Boito Maurmann Hidalgo, do 8º ano, conquistaram a medalha de Prata, e Vinicius Szymanski Freitas, da 3ª série do Ensino Médio, ganhou a medalha de Bronze.
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e reúne estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o país. Este ano, a prova aconteceu no mês de maio, em formato presencial. No Farroupilha, a preparação para a competição foi realizada no Clube de Astronomia.
Entre os objetivos da OBA, estão fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, pela Astronáutica e por ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.