Ao receber energia de uma fonte e atingir determinado grau de agitação, a água deixa de aumentar a sua temperatura e utiliza a energia fornecida para alterar o estado de agregação da matéria, sofrendo uma transformação de estado físico, passando, no caso, do líquido para o gasoso, em um processo chamado de vaporização. Em uma aula prática, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio, fizeram uma experiência para deixar evaporar certa massa d’água, e, com as informações da quantidade calor fornecida e da medida de massa d’água evaporada, calcularam o calor latente de vaporização da água.
A atividade integra a disciplina de Projetos Integrados em Ciências da Natureza e foi realizada, com mediação dos professores Luciano Mentz e Gentil Bruscato, no dia 20 de junho, no Laboratório de Física. Ao chegar ao local, os estudantes encontraram nas bancadas os seguintes materiais: calorímetro; balança; ebulidor elétrico; termômetro; cronômetro; água; e suporte metálico com garra. O desafio proposto foi calcular o calor latente de vaporização da água e o erro percentual da medida encontrada por cada grupo com o valor de tabela.
Para isso, os estudantes seguiram vários passos, entre os quais estão: colocar água no calorímetro; medir a temperatura inicial da água; aquecê-la com o ebulidor por 120 segundos; medir a temperatura final da água; calcular a energia cedida pelo ebulidor e quantas calorias por segundo ele forneceu para a água. Em seguida, utilizaram o ebulidor na água por mais cinco minutos, mediram a massa do calorímetro com a água para descobrirem quantos gramas vaporizaram nesses minutos. Por fim, calcularam o calor latente de vaporização da água o erro percentual da medida obtida em relação ao valor padrão de tabela.