Promover experiências que conduzam os estudantes a desenvolverem suas habilidades e o protagonismo está entre as premissas de atuação do Colégio Farroupilha. Neste período de férias, seis estudantes participam do Summer Code Camp, programa de verão cocriado pela escola em parceria com a Poatek, empresa especializada em engenharia de software, que possui escritórios em Porto Alegre, São Paulo, Miami e Lisboa.
A iniciativa consiste na imersão dos estudantes no dia a dia da empresa de tecnologia e no desenvolvimento de uma trilha de aprendizagem sobre linguagem de programação básica. Para garantir a vaga, o grupo participou de uma seleção realizada com interessados do 9º ano das unidades Três Figueiras e Correia Lima, no final do ano passado.
O edital contemplou como critérios de seleção a proficiência em língua inglesa (nível B2, do Quadro Comum Europeu) e o coeficiente de nota igual ou superior a 8,0 em Matemática, considerando-se a média ao final do 1º e 2º trimestres de 2022.
Durante seis semanas, os estudantes Ana Carolina Bortolomiol Passos, Anita Sehn Brose, Priscila de Lacerda Gerhardt, Rafael Garcia Garcia, Teodoro Eilert Trevisan e Victoria Shen, têm a oportunidade de aprender e desenvolver suas competências na área.
O estudante Teodoro conta que o contato com a rotina de trabalho e com a área da tecnologia está sendo uma experiência enriquecedora.
“Estamos trabalhando em um projeto de wearable, que nada mais é do que uma tecnologia que se apresenta na forma de dispositivo. Nossa ideia é fazer um relógio que possa ajudar a identificar problemas cardíacos. Para isso, os profissionais da empresa estão nos auxiliando a compreender linguagens de programação como Python e a treinar uma machine learning (inteligência artificial)”, conta.
A diretora pedagógica, Marícia Ferri, ressalta que a oportunidade irá agregar ao projeto de vida e de formação dos estudantes. “Solucionar problemas complexos com o uso da tecnologia, aprender com diferentes profissionais, enriquecer seus repertórios e conhecimentos na área, são algumas das experiências vivenciadas por nossos estudantes. A parceria com a Poatek os impulsiona a aprender, conhecer e transitar em uma realidade diferente da escola. Neste caso, em uma área em expansão e tão exigente do mercado, que é a tecnologia”, completa.
O encerramento do programa ocorre no dia 9/2, com a apresentação do projeto à equipe da Poatek. Os encontros são realizados no escritório da empresa na Capital gaúcha.