“Um Guaíba mais limpo”, “mais segurança e respeito” e “menos violência e poluição” foram alguns dos desejos dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais para a cidade de Porto Alegre, que completa 247 anos nesta terça-feira, 26 de março. As turmas, acompanhadas por estudantes de outras séries e professores, presentearam a cidade com a gravação do hino da capital em vídeo. Assista abaixo:
De autoria de Breno Outeiral, o hino foi oficializado pelo decreto número 8451 de 24 de julho de 1984 e exalta algumas características de Porto Alegre. “Acima de tudo [precisamos de] transparência, proatividade e caráter para realmente tomarmos medidas a respeito dos problemas da nossa cidade e podermos valorizar Porto Alegre assim como preza seu hino”, ressalta a estudante da 2ª série A do Ensino Médio, Fernanda Luft Bavaresco, que participou da gravação.
A gravação do hino contou com apoio de dois parceiros das Atividades Extracurriculares do Colégio Farroupilha, a Guitarríssima Escola de Música e o Ballet Vera Bublitz.
Porto Alegre na Sala de Aula
A capital gaúcha é tema de estudo do 3º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de História e Geografia. Ao longo do ano, os estudantes aprendem sobre diferentes características da cidade, como a zona rural e a zona urbana, os pontos históricos e turísticos, bem como a fundação de Porto Alegre. Entre as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, estão uma saída de estudos no ônibus da Linha Turismo, o incentivo à visitação de algum ponto turístico do município com a família, leitura de diferentes livros, entre outras.
Ao longo do período escolar, os estudantes voltam a estudar Porto Alegre a partir de diferentes aspectos. Em alguns momentos voltados ao desenvolvimento de características relacionadas ao empreendedorismo e à cidadania, são incentivados a identificar os eventuais problemas da cidade e propor soluções.