Os estudantes do Ensino Médio que optaram pela eletiva Comunicação e Expressão fizeram, como trabalho de conclusão do semestre, apresentações orais sobre o tema “changes”.
No palco do Auditório 1, eles tiveram de 5 a 10 minutos para, a partir de exemplos de pessoas, situações e referenciais diversos, argumentar sobre a temática. As abordagens foram diversas: das mudanças ocorridas na área da educação com o Novo Ensino Médio à transformação na vida de Sylvester Stallone, que após um período difícil, inspirou-se em uma luta de boxe, escreveu o roteiro de Rocky e mudou de vida.
Entre as exigências a serem atendidas pelos estudantes, estavam: fala individual, uso do microfone, abordagem clara e consistente do tema, autoria, uso de técnicas de engajamento da plateia, linguagem corporal intencional, uso de slides qualificado, linguagem oral assertiva, pronúncia clara e velocidade de fala condizentes com o conteúdo. Todas essas habilidades foram trabalhadas na eletiva ao longo do primeiro semestre letivo.
“A eletiva de Comunicação e Expressão busca oferecer práticas para desenvolvimento da oralidade. Também se caracteriza como um espaço em que muitos estudantes se sentem à vontade para expressar suas ideias, fazer novas amizades – a turma tem alunos de várias turmas – e se soltar, no sentido de perder a inibição diante de um microfone. As aulas são mais práticas que teóricas, e os feedbacks das apresentações são imediatos: todos são avaliados de acordo com o tópico da aula e também avaliam. Essa troca é muito rica. Esses dois últimos períodos da tarde de quinta-feira, dia de turno inverso, sempre me energizam. Eu aprendo muito também”, destaca a professora da eletiva, Gabriela Donadel.