No dia 16 de janeiro, 11 estudantes do Ensino Médio do Colégio Farroupilha irão embarcar para os Estados Unidos para um intercâmbio em Harvard, o Harvard Model United Nations 2024 (HMUN), que acontece do dia 25 a 28 de janeiro. Os alunos fazem parte do Grupo de Relações Internacionais (GRI) do Farroupilha e irão participar de um modelo de simulação das Nações Unidas (ONU), conhecido internacionalmente como MUN (Model United Nations). O grupo será acompanhado pelo professor responsável pelo GRI, Saul Filho.
Durante este modelo de simulação, os estudantes terão a possibilidade de vivenciar o papel de um diplomata, defendendo o seu país em relação a um tema pré-definido. Ao todo, alunos de mais de 60 países diferentes estarão participando da atividade.
Antes e durante a simulação, os estudantes se inserem na realidade internacional e desenvolvem habilidades essenciais para qualificar os processos de construção de sua identidade e de seu projeto de vida.
Todos os encontros são organizados e conduzidos pelos próprios estudantes, e em todas as etapas o protagonismo estudantil é facilmente percebido, pois o professor atua como tutor e a curadoria é compartilhada com os alunos, o que resulta na escolha de temas atrativos e que despertam o interesse para pesquisa e discussão.
Eventos como este se tornam possíveis a partir da vivência GRI, que oportuniza o protagonismo estudantil por meio do desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Ocorre também quando o estudante alia seu conhecimento à prática, tendo uma maior valorização do conhecimento, aumentando a sua confiança na capacidade de aprender e de utilizar estratégias mais eficientes para seu aprendizado.
SOBRE O GRI
O Grupo de Relações Internacionais do Colégio Farroupilha é um dos grupos e clubes de aprendizagem. Ele é destinado a estudantes do 9º ano e do Ensino Médio e tem como objetivo estudar e entender as relações internacionais dos países, buscando soluções inovadoras para assuntos relevantes no cenário internacional é o objetivo do GRI.
Nele, os estudantes participam de um Modelo das Nações Unidas, conhecido internacionalmente como MUN (Model United Nations), evento de simulação das reuniões de Comitês especializados da ONU e de outras Organizações Internacionais, como União Europeia, Organização Mundial da Saúde, entre outros.
O MUN proporciona que os estudantes vivenciem o papel de diplomatas dos diversos países e discutam tópicos previamente selecionados pelos organizadores do evento, de acordo com a política externa de cada país. Durante as simulações, eles se inserem na realidade internacional e desenvolvem habilidades essenciais para o seu crescimento, como a oratória, capacidade de negociação, preparação de estratégias e resolução de conflitos.