Gerenciar corretamente e de forma responsável o orçamento doméstico é um aprendizado importante na escola, pois nesta fase estabelecem alguns comportamentos de consumo. Ao longo do ano letivo, as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais das unidades Três Figueiras e Correia Lima participam do projeto interdisciplinar de Educação Financeira: gestão do orçamento doméstico, para compreender a relevância de se tornarem cidadãos economicamente sustentáveis e conscientes.
A aula inaugural do projeto aconteceu no dia 13 de março na unidade Três Figueiras e no dia 14 de março na unidade Correia Lima, e contou com a participação do professor de Geografia dos Anos Finais e Ensino Médio e especialista em investimentos da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Ronaldo Noguez.
No encontro, ele ressaltou questões relacionadas a perfil de consumo pessoal, finanças comportamentais, orçamento pessoal e golpes financeiros. Noguez apresentou três lições que a responsabilidade de uma vida financeira bem planejada pode oferecer:
- Inteligência financeira é hábito e comportamento.
- Inteligência financeira é estudo e controle.
- Para poder ganhar, não se permita perder.
Durante o ano, os estudantes participam de atividade sobre o assunto que vão envolver os componentes curriculares de Matemática, Geografia, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Alemã, Produção Textual, História, Cultura de Inovação, Filosofia, Ciências da Natureza, Educação Física e Artes Visuais.