Na manhã de quarta-feira, 21 de junho, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio celebraram a conclusão da trajetória dos exames de Cambridge English com um café da manhã e jogos de tabuleiro.
“Os exames mostram um crescimento excepcional do aprendizado da Língua Inglesa, mas a jornada vai além disso e contribui para a formação deles como cidadãos, em termos de disciplinas, de preparação, de seriedade, de confiabilidade de testes”, ressalta a professora Maria Eduarda Carvalho.
No Colégio Farroupilha, os alunos realizam, anualmente, do 4º ano dos Anos Iniciais à 3ª série do Ensino Médio, exames para a renomada certificação internacional. Assim, ao longo da vida escolar, os estudantes podem obter até oito certificações: da Pre A1 Starters a C2 Advanced, sendo a última a mais alta que uma pessoa pode alcançar, independentemente do lugar do mundo onde ela vive.
“O Inglês do Colégio me ajudou muito, é um Inglês incrível, muito forte. [É possível perceber o quanto aprendi] na comunicação com os amigos que vivem no exterior, em viagens para fora do país”, destaca a estudante Luiza Schmitt. Sobre realizar os exames anualmente, ela destaca que, conforme foi crescendo e com a ajuda da escola, aprendeu a controlar a ansiedade, a utilizar novos métodos de estudos e hoje se sente mais segura e confiante.
CAMBRIDGE NO COLÉGIO FARROUPILHA
O Colégio Farroupilha é referência internacional por ser o primeiro colégio do mundo a incorporar a metodologia e a preparação para os exames de Cambridge no currículo escolar (em 2010). A escola também é a primeira do Brasil a ser Centro Aberto Autorizado de Cambridge, recebendo uma certificação para aplicar os exames da renomada instituição britânica a estudantes e candidatos externos, bem como para atuar no desenvolvimento de Preparation Centres (polos de aplicação dos exames de Cambridge em cidades do Rio Grande do Sul).
Os exames de Cambridge English Language Assessment são imparciais, avaliados por um órgão da Universidade de Cambridge; completos, abrangem as quatro habilidades linguísticas: ler, ouvir, falar e escrever; e pragmáticos, baseiam-se em situações de comunicação do dia a dia. Os certificados de Cambridge são reconhecidos internacionalmente e podem decidir processos seletivos (estágios, bolsas de estudo, empregos), além de facilitar o acesso ao ensino superior e a cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior, não perdendo a validade e sendo, portanto, diferenciais profissionais.