Na manhã de sábado, os estudantes dos Anos Finais ao Ensino Médio apresentaram projetos realizados durante o ano letivo para a comunidade escolar no Mostras Farroups 2023. O evento reuniu a 16ª edição da Mostra do Conhecimento e a 18ª edição da Mostra do Conexão Ciência (antes chamada de Mostra Científica), com alunos das unidades Três Figueiras e Correia Lima.
Na Mostra do Conhecimento, estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, compartilharam as principais propostas realizadas. Uma das iniciativas foi a aplicação de conceitos de instalação em redes de energia elétrica. A Antônia Noroefé dos Santos Kleinert e Sophia Eilers Penha Pinto, ambas da turma 18D, montaram uma casinha para a Mostra do Conhecimento.
“Esse é um projeto que a gente fez com o professor Marcelo de Ciências no primeiro trimestre, que consiste basicamente em aprender sobre a circulação elétrica dentro das residências e a importância da segurança elétrica. A gente fez esse trabalho pra aprender na prática como são feitos os dois tipos de ligação”, afirmou a dupla.
Outro trabalho que chamou atenção foi o carrinho comandado por um iPad, como explicam as estudantes Caroline Irigoyen Herrlein e Maria Eduarda Klein La Falce: “Construímos e personalizamos um carrinho que se move com as cores. Então ele percebe a cor e vai andar e girar dez centímetros”.
Já na Mostra do Conexão Ciência, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio expõem os projetos de pesquisa que desenvolveram no programa de iniciação científica do Colégio. Um dos exemplos foi a pesquisa desenvolvida pelos alunos Eduardo Hermann, Felipe Borges, Guilherme Coutinho e Luís Eduardo Rangel, da turma 19E, intitulada “Como as Inteligências Artificiais podem auxiliar no ambiente escolar?”.
“As inteligências artificiais afetam a vida social e outras áreas. Essas novidades podem ser muito efetivas na educação, se forem usadas de modo correto e ético. Percebemos que alguns autores de universidades de todo mundo estão pesquisando os efeitos na educação também, inclusive como uma ponte para conectar tanto com alunos e professores, como para auxiliar na realização de atividades”, afirmou Eduardo Hermann.
O grupo da Isabela Barth, Antonia Napp e Alice Cravo pesquisou sobre as placas solares no trabalho “O uso de placas de energia fotovoltaica para o abastecimento de tomadas”. “O nosso projeto consiste na produção de um totem abastecido por energia solar com a finalidade de disponibilizar uma tomada de fácil acesso para os celulares dos estudantes no pátio do Colégio”, avaliou Alice Cravo.
Professores da Universidade de Oxford
Sarah Lloyd e Christopher Jarvis, professores pesquisadores da Universidade de Oxford, estão em Porto Alegre, a convite do Farroupilha, para participar de atividades no Colégio durante essa semana. No sábado, Sarah e Cris também participaram das Mostras Farroups avaliando algumas bancas de projetos dos estudantes do Ensino Médio, que foram apresentadas em inglês.
Sarah e Chris atuam no Museu de História Natural da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Além de manter um acervo com 4,5 milhões de espécimes, a instituição impulsiona pesquisas e se compromete em estimular o ensino da ciência na sociedade. Sarah é chefe de Educação do setor de Engajamento Público, e Chris é diretor de Educação para escola primária e adultos.
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