O Colégio Farroupilha oferece ferramentas que dão suporte à imaginação e à experimentação, com estímulos à criatividade. A Literatura faz parte desse universo e, por isso, os estudantes são motivados frequentemente com propostas literárias, o que gera engajamento na leitura dos diversos textos nas diferentes áreas de conhecimento. Nesse sentido, a escola promove, para os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, o Enlivrescer, projeto desenvolvido em uma parceria entre a Biblioteca e o Laboratório de Português, que tem como objetivo aprofundar os estudos literários por meio de palestras, cursos, encontros e oficinas.
Assassinato no Expresso Farroups
Os jogos são grandes aliados pedagógicos no estímulo à leitura e à criatividade, mostrando que a Literatura pode ser divertida e interativa de diversas formas. Assim, baseado na leitura do livro “Assassinato no Expresso do Oriente”, da autora Agatha Christie, e que compõe a lista de leituras do 2º trimestre do 7° ano, os estudantes participaram de uma versão temática de um Escape Room, jogo em que é necessário desvendar um mistério para poder “sair” do local.
O jogo iniciou com os estudantes recebendo um ticket para embarcar no Expresso Farroups, um trem ficcional que ligaria Porto Alegre a Gramado. A trama começa quando ocorre um deslizamento de terra que obstrui os trilhos do trem. Enquanto ele está parado, um dos passageiros é encontrado sem vida e sem marcas aparentes pelo corpo. Os passageiros, então, precisaram se unir para desvendar as pistas e descobrir quem seria o assassino, qual seria sua motivação e como ocorreu o crime.
Na sombra da Baobá
“Não há ser no mundo que sabe tudo e não há ser no mundo que não sabe nada”. O provérbio descrito no conto togolês “O roubo da inteligência”, recontado pelo escritor Ilan Brenman no seu livro “Amizade Eterna”, faz refletir acerca do que é possível entender como conhecimento. Os estudantes do 6° ano foram convidados a participar do projeto que visa promover a valorização de culturas e saberes a partir de diálogos e práticas que exponham de formas diversas inteligências que podemos possuir.
A obra “Amizade Eterna” faz parte das leituras obrigatórias do segundo trimestre do 6° ano, e, a partir da leitura de um dos contos pela contadora de histórias da Biblioteca, Nathiele Oliveira, os estudantes foram convidados a confeccionar pássaros dentro das temáticas “sabedoria”, “respeito”, “conviver”, “empatia”, “afeto”, “conhecimento”, “generosidade”, utilizando recortes de palavras.