NÍVEIS DE ENSINO
A Educação Infantil do Colégio Farroupilha incorpora de maneira articulada as funções de cuidar e educar, com vistas a uma educação integral. Diferentes vivências e experiências são proporcionadas às crianças, que em suas ações, interações e brincadeiras, com a mediação dos educadores, descobrem e constroem o conhecimento. A prática pedagógica acontece a partir das Matrizes Curriculares, Socioemocionais e de Jogos e Brincadeiras contemplando os Campos de Experiências, além de estimular a pesquisa por meio dos projetos desenvolvidos pelas turmas.
Turnos e formação das turmas
O currículo regular é oferecido nos turnos da manhã ou da tarde, na unidade Três Figueiras, com possibilidade de matrícula nos dois turnos para crianças dos Níveis 1 e 2. Como parte do currículo complementar, as crianças, a partir do Nível 3 podem participar do Farroups+, o programa de turno integral do Colégio Farroupilha, e das Atividades Extracurriculares, propostas avulsas oferecidas no turno oposto ao da aula regular.
Nível 1: 1 ano completo até 31 de março do ano vigente;
Nível 2: 2 anos completos até 31 de março do ano vigente;
Nível 3: 3 anos completos até 31 de março do ano vigente;
Nível 4: 4 anos completos até 31 de março do ano vigente;
Nível 5: 5 anos completos até 31 de março do ano vigente.
Clique aqui e conheça o programa de turno integral do Colégio Farroupilha.
Na oficina, realizada em língua inglesa, as crianças desenvolvem habilidades motoras fundamentais e trabalham as diferentes capacidades físicas, como força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo. Nesta oficina, realizada em Língua Inglesa com metodologia de Cambridge, as crianças descobrem o mundo por meio de diferentes experimentos. As atividades são realizadas em diferentes locais do Colégio, como os laboratórios de Física, Química, Biologia e na Horta. A oficina tem como objetivo melhorar a concentração, proporcionar autocontrole e trabalhar questões de disciplina e relacionamento que, ensinadas dentro do tatame, também são utilizadas fora dele. Com uma metodologia baseada no aprender brincando, a oficina de STEAM promove a aprendizagem a partir da prática e da integração de conceitos de cinco áreas: Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Utilizando recursos tecnológicos e analógicos, como cortadora laser, impressora 3D e diversos outros recursos e ferramentas, as crianças são convidadas a desenvolver o pensamento crítico e criativo para a criação de projetos que colocam em prática os conhecimentos adquiridos. Une a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades adquiridas pouco a pouco, através de exercícios que trabalham todos os músculos do corpo. A atividade exige e desenvolve disciplina, boa postura e ritmo. Para que os estudantes aprendam a língua inglesa de forma natural, as turmas são acompanhadas por um profissional que promove 12 horas semanais de imersão no idioma. Isso acontece em diferentes situações, como no momento da chegada e das combinações do dia, além de algumas oficinas. Na oficina, conduzida em língua inglesa, os alunos têm a oportunidade de ampliar seu repertório cultural e artístico, ao mesmo tempo em que aprimoram o desenvolvimento de suas competências socioemocionais. A arte, reconhecida como forma de autoexpressão, possibilita que os alunos aprimorem sua inteligência emocional, empatia, sua capacidade de resolução de conflitos e habilidades de colaboração e comunicação, promovendo o autoconhecimento ao transmitir pensamentos e sentimentos por meio de várias formas artísticas. De forma lúdica e divertida, a oficina proporciona ao estudante o contato com o idioma espanhol, utilizando frases e pequenos textos, por meio de técnicas corporais, improvisação, expressão vocal e jogos teatrais. As experiências teatrais em espanhol apoiam o desenvolvimento da imaginação e incentivam as possibilidades criativas, enquanto introduzem, gradualmente, noções de uma nova língua. Oficina com práticas diversificadas, como circuito motor, atividades rítmicas, expressivas e jogos cooperativos. Por meio de jogos, o estudante passa a entender e a estabelecer regras, que o auxiliam a resolver possíveis conflitos gerados no momento do jogo, assim como lidar com o mundo ao seu redor de forma mais consciente e ativa. A oficina é realizada em diferentes espaços, como o Ginásio, o Campão e as salas multiúso. Na rotina do Farroups+, os estudantes dos Anos Iniciais têm um momento dedicado ao tema de casa diariamente, com o apoio da equipe do programa. A oficina possibilita a fluência digital por meio da produção de conteúdos audiovisuais (vídeos, imagens, textos e áudios) para YouTube e podcasts. Os estudantes terão contato com técnicas de sonorização, iluminação, elaboração de roteiros, criação e edição de vídeos e de imagens. As propostas também contemplam a reflexão sobre os materiais que são produzidos e sobre o papel e responsabilidades do comunicador digital. Através de desafios e atividades práticas, os estudantes são encorajados a explorar, questionar e testar hipóteses na tentativa de encontrar soluções criativas para os problemas apresentados, encorajando-os a embarcar em uma jornada de descobertas sobre o mundo que nos cerca. Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de vivenciar, na prática e na língua inglesa, experimentos científicos, exploração da natureza e vivências culturais. Seguindo o programa do Cambridge International, essa oficina em língua inglesa visa inspirar as crianças a se tornarem cidadãs ativas e criativas no seu contexto local e global, preparando-as para os desafios futuros. Dessa forma, não apenas promove a aprendizagem do inglês, mas também integra conteúdos de várias disciplinas do currículo, possibilitando o desenvolvimento do pensamento crítico, instigando a curiosidade dos estudantes, incentivando seus questionamentos e desenvolvendo as habilidades de comunicação em inglês.ATELIÊ MULTILINGUAGENS
GYMNASTIC FOR KIDS
MINI CHEF
THE LITTLE SCIENTISTS
JUDÔ
OFICINA DE STEAM
DANÇA
IMERSÃO EM LÍNGUA INGLESA
CREATIVE MINDS
ACTUANDO EN ESPAÑOL
JOGOS COOPERATIVOS
TEMA DE CASA
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
DIGITAL ARTIST
MULTIESPORTES
DISCOVERY CLUB
GLOBAL ENGLISH
Para complementar os conhecimentos realizados durante os projetos da turma, as crianças participam de saídas de estudos. Essas saídas não têm custo adicional e acontecem desde a Educação Infantil, de acordo com as situações de aprendizagem de cada nível de ensino. Na Educação Infantil, destacam-se as saídas para o Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS e para a Quinta da Estância Grande, onde as turmas complementam as descobertas dos projetos realizados. A aproximação com a Língua Inglesa começa no Nível 3, mas é nos Níveis 4 e 5 que as crianças têm vivências diárias com o inglês, por meio de músicas, expressão corporal e criadora (artes), culinária, jogos interativos, oficinas com tablets, histórias etc. A iniciativa tem como objetivo ensinar o idioma de maneira lúdica e natural, proporcionando o desenvolvimento da linguagem com propostas que estimulem a criatividade, a capacidade sensorial e motora e as habilidades de cada criança. A aprendizagem da Língua Inglesa tem como base os parâmetros da Universidade de Cambridge e continua até o Ensino Médio. A partir do 4º ano dos Anos Iniciais, os estudantes, além das aulas, passam a prestar anualmente os exames para as certificações Cambridge English. Ao chegarem na 3ª série do Ensino Médio, eles têm a possibilidade de receber a certificação C2, a mais alta de proficiência em Língua Inglesa. O incentivo ao letramento, envolvendo a leitura e a escrita é uma prática sistemática no Colégio Farroupilha, iniciada na Educação Infantil. As crianças têm contato com os livros na sala de referência e na Biblioteca. Nestes ambientes, durante a rotina, exploram e realizam descobertas nas obras do Recanto Literário, nos livros dos Projetos ou na Hora do Conto. Semanalmente, cada criança é convidada a escolher um dos livros da Ciranda de Leitura e levar para explorar com a família no final de semana. Os livros da Ciranda são comprados pelas famílias a partir de uma lista disponibilizada pela escola e adequada a cada faixa etária. Durante a semana, as histórias escolhidas são exploradas com a turma pela professora. O Farroupilha também promove, anualmente, a Semana Literária. Nela, além de livreiros e editoras que participam da Feira do Livro, as crianças participam de atividades, como o encontro com autores e contações de histórias. Já o incentivo à imaginação e à criação, desenvolvido durante o ano, tem espaço de destaque com a elaboração da história das crianças no projeto Também Somos Autores, a partir do qual as crianças criam e ilustram seus livros. Posteriormente, elas autografam as suas obras, em um momento que tem como objetivo valorizar as produções realizadas, reconhecendo o trabalho e a evolução das crianças A partir do contato com diferentes manifestações artísticas e culturais, as crianças desenvolvem sensibilidade, criatividade, expressão pessoal, senso estético e crítico, conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca. Na Educação Infantil do Colégio Farroupilha, as crianças experimentam diversas formas de expressão e linguagens, como as Artes Visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.) e a Música. Esse contato acontece naturalmente na rotina, de acordo com o interesse das crianças, e também em momentos específicos, como na Oficina de Criação e nas Aulas de Música. Os trabalhos produzidos na Oficina de Criação são apresentados em uma Mostra anual, aberta para as famílias. Com o corpo, por meio dos sentidos, gestos e movimentos, as crianças exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade. No Farroupilha, as crianças vivenciam diversas situações de aprendizagem relacionadas à cultura do corpo e do movimento, tais como jogos cooperativos, brincadeiras, esportes, atividades rítmicas, exercícios físicos, ginástica, práticas de aventura, entre outras. Isso as permite desenvolver valências como a motricidade fina e os benefícios que estar em movimento trazem, além de conhecer e reconhecer as sensações e funções de seu corpo, identificar suas potencialidades e seus limites. Essas atividades acontecem durante a rotina, nas brincadeiras e nos momentos com o professor de Educação Física e Equipe de Recreação, e são potencializadas pela estrutura física do Colégio, com espaços como o pátio, a sala de psicomotricidade, as quadras, a pista atlética e o campo. Brincar e investigar na natureza são experiências fundamentais para o desenvolvimento das crianças. O contato com plantas, animais e outros elementos naturais, como madeira, terra, areia, pedras e água, favorece a experimentação, a criação, a imaginação e potencializa o desenvolvimento de habilidades motoras. Além disso, estar na natureza convida as crianças para desenvolverem atitudes de cuidado e proteção ao meio ambiente. Para ampliar o contato das crianças com a natureza, o Colégio dispõe de espaços ao ar livre, arborizados, com materiais e elementos naturais disponíveis tanto para o brincar livre e criativo, quanto para eventuais investigações naturais e outras experiências propostas pelos educadores. Desde a Educação Infantil, o Farroupilha atua com foco no protagonismo estudantil, incentiva o desenvolvimento da independência e da autonomia, além de características relacionadas à liderança a partir de propostas adequadas para cada faixa etária. Na rotina, as crianças vivenciam situações que proporcionam o desenvolvimento da independência e da autonomia, como auxiliar na organização da mesa do lanche e responsabilizar-se pela própria garrafa de água e por outros itens de uso pessoal. No desenvolvimento de características relacionadas ao protagonismo e à liderança, destacam-se as assembleias escolares e as eleições da Minicidade. As Assembleias são encontros, mediados pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), no qual as crianças do Nível 5 utilizam a linguagem oral, fazendo relatos, escutando, e observando as diferentes colocações que possibilitam ampliar sua forma de ver o mundo para melhor compreendê-lo. Entre as características da Assembleia estão o reconhecimento de boas atitudes da turma, a exposição dos problemas, sem, no entanto, expor os colegas, e a construção coletiva de estratégias que possam contribuir para a melhor convivência entre todos, numa perspectiva de resolução de conflitos. Já para as eleições da Minicidade, as crianças preparam propostas acerca do uso desse espaço e apresentam aos colegas. Depois, toda a turma vota no prefeito e a criança eleita tem a possibilidade de colocar em prática suas ideias, com apoio dos colegas que assumem outros cargos na Minicidade. Na Educação Infantil do Colégio Farroupilha, a curiosidade natural das crianças é potencializada em uma prática pedagógica que incentiva as descobertas a partir de uma abordagem investigativa. A prática pedagógica acontece por meio de projetos, considerando a participação ativa das crianças no processo de seleção e de articulação do tema que será pesquisado, gerando, consequentemente, aprendizagens significativas. A cada semestre, as crianças participam de diferentes situações de aprendizagens relacionadas às suas curiosidades, buscando-se propiciar o seu desenvolvimento integral. Com a convicção da importância do brincar para as crianças, o tempo destinado para as brincadeiras e jogos é garantido no currículo da Educação Infantil do Colégio Farroupilha. A ludicidade favorece o desenvolvimento cognitivo e socioemocional, ao mesmo tempo que desempenha um papel importante com vivências para a preparação das crianças para o mundo além dos muros da escola. Nesse sentido, o Farroupilha dispõe de uma estrutura que favorece a curiosidade, a interação e a aprendizagem lúdica, como a Minicidade, os Espaços Naturais e o Jardim dos Sentidos. A Minicidade, como o nome sugere, é uma cidade em miniatura, com estabelecimentos, rua, sinalização de trânsito e uma fonte de água. Nela, as turmas entram em contato com diferentes aspectos da cidadania, aprendendo leis de trânsito, simulando diferentes profissões, criando propostas de uso para o espaço. Já no Jardim dos Sentidos, as crianças exercem a criatividade e inventam formas de brincar. O espaço conta com estações que estimulam a aprendizagem a partir dos sentidos. No caminho sensorial, por exemplo, as crianças experimentam diferentes texturas e sons. Já as sensações do olfato são trabalhadas com especiarias identificadas para que os pequenos reconheçam os aromas. Na Sede Campestre, as turmas e famílias do 1º ano participam do Dia do Plantio: depositam seus planos e memórias em um baú, e também plantam uma muda de árvore para compor o Bosque Astronômico daquele ano. Doze anos depois, ao chegarem na 3ª série do Ensino Médio, os estudantes participam do Dia da Colheita: voltam ao local e, ao rever as lembranças, têm a oportunidade de revisitar toda a sua trajetória escolar. Aprender a aprender é o foco deste programa, a partir do qual o Farroupilha auxilia os estudantes a entenderem como funciona o seu aprendizado e a se organizarem para estudar de forma efetiva e prazerosa. Do 1º ao 5º ano, o Serviço de Orientação Educacional (SOE) tem como prática desenvolver ações permanentes e sistemáticas que contribuam para o aprimoramento de hábitos de estudos e para a construção de um ambiente que estimule e favoreça a organização de rotinas, visando uma maior autonomia em relação ao processo de aprendizagem. Entre as ações voltadas aos estudantes e familiares estão palestras, distribuição de materiais de apoio e situações de aprendizagem em sala de aula. O Colégio Farroupilha valoriza e incentiva a prática esportiva, entendendo que ela apoia no desenvolvimento de habilidades, como disciplina, autonomia e trabalho em equipe, aproxima as pessoas e é importante, também, na promoção da saúde e do bem-estar. Além das aulas de Educação Física, os estudantes têm a possibilidade de participar de equipes esportivas nas modalidades de Basquete, Futsal, Futebol de Campo, Handebol e Voleibol. Essas equipes possuem treinos semanais e representam a escola em diferentes competições. Outro momento de destaque para os esportes são os Jogos do Colégio Farroupilha, que acontecem anualmente desde 1972 e contam com um Desfile - do qual toda a comunidade escolar participa - e atividades esportivas de acordo com cada faixa etária. Os Jogos dos Anos Iniciais são realizados na Sede Campestre, em Viamão, onde os estudantes participam de diversas atividades esportivas e de cooperativas. Uma vez por semana, as turmas do 1º ao 5º ano têm aula de Matemática em Inglês, com um método de ensino desenvolvido em Cingapura, República da Coreia e Hong Kong - países que se destacam por seu desempenho em Matemática. A abordagem contempla, também, o Ensino Integrado de Conteúdo e Língua Adicional, chamado Content and Language Integrated Learning (CLIL). Essa metodologia pedagógica ocorre quando uma língua adicional é usada como ferramenta para o ensino e aprendizagem tanto de conteúdo curricular das outras áreas do conhecimento como de uma língua adicional. As aulas de Línguas Estrangeiras do Colégio Farroupilha têm como parâmetro o Quadro Europeu Comum de Referência, que determina o que cada estudante é capaz de realizar em cada etapa de seu aprendizado. Iniciadas ainda na Educação Infantil, as aulas de Língua Inglesa têm como base os parâmetros da Universidade de Cambridge e continua até o Ensino Médio. A partir do 4º ano dos Anos Iniciais, os estudantes, além das aulas, passam a prestar anualmente os exames para as certificações Cambridge English. Ao chegarem na 3ª série do Ensino Médio, eles têm a possibilidade de receber a certificação C2, a mais alta de proficiência em Língua Inglesa. Já as aulas de Alemão começam no 5º ano dos Anos Iniciais e, no Ensino Médio, os estudantes podem prestar exames de proficiência no idioma financiados pelo governo alemão a partir da parceria Pasch-Schule. Anualmente, a escola participa da Semana da Língua Alemã, convidando os estudantes a vivenciar diferentes aspectos culturais dos países falantes do idioma. A Tecnologia Educacional e Computação nas turmas de 1º ao 5º ano, utiliza uma metodologia que contempla aspectos plugados e desplugados do pensamento computacional - ou seja, com recursos tecnológicos e analógicos, contemplando os três eixos da tecnologia: Cultura Digital, Tecnologia Digital e Pensamento Computacional. Os estudantes dos Anos Iniciais têm atividades voltadas para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à tecnologia, como o raciocínio lógico e a resolução de problemas. As atividades acontecem de forma transversal, integradas com todas as áreas do conhecimento. Nos Anos Iniciais, as turmas realizam projetos de pesquisa e projetos interdisciplinares, que envolvem as diversas áreas do conhecimento e objetos de conhecimento abordados. Ao participar dos projetos, os estudantes são instigados a investigar, a coletar e a selecionar informações de diferentes fontes sobre o recorte escolhido, assim como a formular problemas e buscar resolvê-los, utilizando, para isso, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição e a capacidade de análise crítica. Para que as famílias conheçam melhor os projetos dos estudantes e outras propostas realizadas nos Anos Iniciais, o Farroupilha promove anualmente a Ciranda de Ideias. No evento, os estudantes apresentam à comunidade escolar suas produções realizadas nas diferentes áreas do conhecimento.Saídas de Estudos
Projeto Bilíngue
Estímulo à Leitura e à Escrita
Criação e Expressão Artística
Corpo em Movimento
Contanto com a Natureza
Autonomia, Protagonismo e Liderança
Incentivo à Investigação
Valorização do Brincar
Últimas notícias
Contatos
A equipe da Central de Relacionamento do Colégio Farroupilha é responsável pelo processo de atendimento às famílias que tem interesse em efetuar a matrícula na instituição: ela recebe as demandas, monitora e acompanha o relacionamento da escola junto a essas famílias, incluindo o agendamento para entrevista pedagógica e a visita guiada, além do agendamento da matrícula do novo estudante.
Contato
51 3455.1891 | 51 3455.1889
51 9360.3769
relacionamento@colegiofarroupilha.com.br
Ambulatório
51 3455-1812
51 3455-1825
51 98043-0820
Biblioteca
51 3455-1817
51 98036-9178
Centro de Cambridge
51 3455-1823
51 98110-1951
Central de Relacionamento
51 3455-1891
51 3455-1889
Comunicação e Marketing
51 3455-1878
Educação Infantil
51 3455-1819 (Berçário, Níveis 1 e 2)
51 3455-1813 (Níveis 3 e 4)
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
51 3455-1811
Ensino Fundamental - Anos Finais
51 3455-1807
Ensino Médio
51 3455-1808
Financeiro
51 3455-1898
Gestão de Serviços Educacionais
51 3455-1837
51 99341-3424
Memorial Escolar
51 3455-1875
Recepções
51 3455-1860 | Administrativa - Prédio B
51 3455-1809 | Prédio D
51 3455-1816 | Alunos - Prédio A
51 3455-1873 | Berçário - Prédio B
51 3455-1877 | Jardim - Prédio C
Secretaria
51 3455-1805 51 3455-1846
51 3455-1844 51 3455-1888
A Ouvidoria do Colégio Farroupilha é um canal que recebe, examina e encaminha, aos setores competentes, sugestões, críticas e elogios com o objetivo de aperfeiçoar os processos administrativos e pedagógicos da instituição.
O Canal de Integridade do Colégio Farroupilha é um espaço para formalização de relatos sobre condutas alheias ao Código de Conduta e Convivência. Por meio dele, todos os membros da comunidade escolar, além do público externo, podem realizar, de forma anônima ou identificada, o registro de informações com foco na prevenção de condutas antiéticas, como por exemplo: assédio moral, desvios/uso irregular de materiais, discriminação, ameaça, desvio de função, falha em auditoria ou controles internos, favorecimento, conflito de interesse, retaliação, vazamento de dados e uso indevido de imagem. O Canal de Integridade é administrado por uma empresa externa, a Legal Ética, e integra o Programa de Compliance do Colégio.
Registre seu Relato
0800 400 3333
colegiofarroupilha@legaletica.com.br
www.colegiofarroupilha.legaletica.com.br
Top Sul Uniformes
51 3333-3131/ 3019-2387 51 98531.0463
www.topsuluniformes.com.br/colegio-farroupilha
Loja container localizada no estacionamento da unidade Três Figueiras.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30 (sem fechar ao meio dia)
Kawhen Uniformes
51 99986-0766
www.kawhenuniformes.com.br
Rua Carlos Huber, 281
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h sem fechar ao meio dia e aos sábados, das 8h30 às 13h.
La Brunita
51 3316-1315 51 98907-3785
labrunita@labrunita.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h
Clip Três Figueiras
51 3307-6377 51 98034-9789
51 3307-6370
farroupilha@livrariaindependencia.com.br
De segunda a sexta-feira, das 9h às 14h e das 15h às 19h.
Saúde no Copo
51 98323 4903 / 51 99590 7092
snctresfigueiras@saudenocopo.
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h