1

NOTÍCIAS

DO LEONARDO PARA O MUNDO

23 jun 2022

Ao visitar a Praça da Matriz com sua família, em complemento às aulas sobre a cidade de Porto Alegre, Leonardo de Araújo Nunes, com 08 anos na ocasião, viu um grupo distribuindo refeições a pessoas em situação de rua. A cena impactou o estudante, que quis fazer algo para ajudar também. Hoje, o grupo formado a partir da iniciativa de Leonardo distribui semanalmente 200 refeições na Praça da Matriz.

“É uma coisa bem boa, é bem legal perceber tudo o que já aconteceu. Foi uma ideia que surgiu do nada, graças a uma atividade do Colégio, e que cresceu bastante: antes, eram 30 marmitas que a gente entregava, mas agora já são 200. É muito legal perceber que a ideia pode ter vindo da nossa família, mas muitas pessoas quiseram ajudar. A gente conseguiu dar o primeiro passo e a nossa iniciativa já deixou o dia de muitas pessoas mais feliz. Eu espero que continue por bastante tempo, até quando eu estiver bem maior”, declara Leonardo.

COMO TUDO COMEÇOU

No 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os estudantes do Colégio Farroupilha aprendem mais sobre a cidade de Porto Alegre. Uma das propostas diz respeito à uma saída de estudos para conhecer os principais pontos turísticos da capital gaúcha. Em 2020, com a pandemia do coronavírus e os estudos domiciliares, a recomendação foi que cada família fizesse a sua própria saída de estudos. 

Foi assim que os pais de Leonardo, Mariana de Araújo e Juliano Erdmann Nunes, levaram o estudante e a sua irmã, Luísa de Araújo Nunes, que em 2020 estava no 6º ano, para conhecer alguns dos pontos turísticos da cidade. Ao chegar na Praça da Matriz, Leonardo perguntou o que estava acontecendo, e a mãe explicou que era uma distribuição de alimentos a pessoas que estavam sem condições de pagar por isso. 

Leonardo quis fazer algo para ajudar essas pessoas e, junto a Luísa, conversou com seus pais. Na semana seguinte, a família, com apoio de amigos e parentes – muitos dos quais também fazem parte da comunidade escolar do Farroupilha – já estava de volta na Praça da Matriz para a primeira distribuição, que aconteceu em 28 de abril de 2020 e contou com a entrega de 30 marmitas. Leonardo lembra que a distribuição levou cerca de cinco minutos e acabou deixando algumas pessoas de fora. 

Nesses primeiros momentos, alguns membros da comunidade escolar passaram a ajudar. As refeições eram preparadas na casa da família de Leonardo, e as crianças participavam ativamente de todo o processo: ajudavam no preparo e na distribuição das refeições, que tinham as embalagens decoradas com recados escritos por elas, como “Saúde” e “Boa janta”. 

CORRENTE DO BEM

Hoje, dois anos após aquela primeira ida de Leonardo e sua família à Praça da Matriz, o grupo cresceu em número de voluntários – são mais de 40 pessoas envolvidas -, se organizou e ganhou um nome – “Corrente do Bem”, sugerido pelo estudante – e um perfil no Instagram (@correntedobemm.poa). 

A ação distribui, semanalmente, 200 refeições, além de arrecadar brinquedos, roupas, cobertores e outros itens em eventos pontuais, como o Natal e o Dia das Crianças. A loja de roupas da mãe de Leonardo virou um ponto de coleta de doações, e ela mobiliza pessoas para ajudar nas ações que o grupo se envolve e que vão para além da Praça da Matriz.

“Com essas ações, eu passei a cuidar melhor das minhas coisas e também a ser mais humilde, a ajudar mais, a ser mais querido e a acolher mais as pessoas”, avalia Leonardo.

Contatos

A equipe da Central de Relacionamento do Colégio Farroupilha é responsável pelo processo de atendimento às famílias que tem interesse em efetuar a matrícula na instituição: ela recebe as demandas, monitora e acompanha o relacionamento da escola junto a essas famílias, incluindo o agendamento para entrevista pedagógica e a visita guiada, além do agendamento da matrícula do novo estudante.

Ambulatório

51 3455-1812

51 3455-1825

51 98043-0820

Biblioteca

51 3455-1817

51 98036-9178

Centro de Cambridge 

51 3455-1823

51 98110-1951

Central de Relacionamento

51 3455-1891

51 3455-1889

Comunicação e Marketing

51 3455-1878

Educação Infantil

51 3455-1819 (Berçário, Níveis 1 e 2)

51 3455-1813 (Níveis 3 e 4)

 

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

51 3455-1811

Ensino Fundamental - Anos Finais

51 3455-1807

Ensino Médio

51 3455-1808

Financeiro

51 3455-1898

Gestão de Serviços Educacionais

51 3455-1837

51 99341-3424

Memorial Escolar

51 3455-1875

Recepções

51 3455-1860 | Administrativa - Prédio B

51 3455-1809 | Prédio D

51 3455-1816 | Alunos - Prédio A

51 3455-1873 | Berçário - Prédio B

51 3455-1877 | Jardim - Prédio C

Secretaria 

51 3455-1805 51 3455-1846

51 3455-1844 51 3455-1888

A Ouvidoria do Colégio Farroupilha é um canal que recebe, examina e encaminha, aos setores competentes, sugestões, críticas e elogios com o objetivo de aperfeiçoar os processos administrativos e pedagógicos da instituição.

O Canal de Integridade do Colégio Farroupilha é um espaço para formalização de relatos sobre condutas alheias ao Código de Conduta e Convivência. Por meio dele, todos os membros da comunidade escolar, além do público externo, podem realizar, de forma anônima ou identificada, o registro de informações com foco na prevenção de condutas antiéticas, como por exemplo: assédio moral, desvios/uso irregular de materiais, discriminação, ameaça, desvio de função, falha em auditoria ou controles internos, favorecimento, conflito de interesse, retaliação, vazamento de dados e uso indevido de imagem. O Canal de Integridade é administrado por uma empresa externa, a Legal Ética, e integra o Programa de Compliance do Colégio.

Top Sul Uniformes

51 3333-3131/ 3019-2387     51 98531.0463

www.topsuluniformes.com.br/colegio-farroupilha
Loja container localizada no estacionamento da unidade Três Figueiras.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30 (sem fechar ao meio dia)

Bar do Zé

 51 3334-0877 51 99155-9227

ze@zedobar.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Kawhen Uniformes

  51 99986-0766

www.kawhenuniformes.com.br
Rua Carlos Huber, 281
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h sem fechar ao meio dia e aos sábados, das 8h30 às 13h.

La Brunita

 51 3316-1315 51 98907-3785

labrunita@labrunita.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Clip Três Figueiras

 51 3307-6377 51 98034-9789
 51 3307-6370

farroupilha@livrariaindependencia.com.br
De segunda a sexta-feira, das 9h às 14h e das 15h às 19h.

Saúde no Copo

51 98323 4903 / 51 99590 7092

snctresfigueiras@saudenocopo.com.br
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h

O serviço terceirizado de transporte escolar é oferecido aos estudantes por motoristas organizados em cooperativas que atendem a diferentes bairros de Porto Alegre. A escolha pelo motorista é de responsabilidade das famílias.