Conscientes de que saber inglês abre muitas portas e de que muitos brasileiros não têm acesso ao estudo do idioma, Gabriel Thiessen e Thomas Trevisan, então estudantes do Ensino Médio do Colégio Farroupilha, criaram, em 2020, o projeto English for Beginners. A ideia consiste em oferecer aulas on-line e gratuitas para pessoas de todo o país que tenham interesse em aprender a Língua Inglesa. Até hoje, já passaram pelo projeto 160 mentores voluntários e 170 alunos.
INGLÊS PARA TUDO, INGLÊS PARA TODOS
A frase acima é estampada na página inicial do site do English for Beginners e resume bem a proposta da iniciativa: democratizar o ensino da língua inglesa no Brasil com o objetivo de tornar a sociedade brasileira cada vez mais apta para a realidade global e para o século XXI.
Hoje, Gabriel e Thomas têm 19 anos. Por terem estudado no Colégio Farroupilha, onde as aulas de inglês contam com a chancela da Universidade de Cambridge, os dois possuem certificações de Cambridge Assessment English – Gabriel tem CPE, que atesta o mais alto grau de proficiência no idioma, e Thomas CAE – o segundo mais alto. Foi com esse conhecimento avançado no inglês que os jovens resolveram ajudar aqueles que gostariam de dar início ao aprendizado do idioma.
Na prática, eles desenvolveram uma metodologia, um material didático e um site para conectar pessoas interessadas em ensinar inglês àquelas que gostariam de aprender o idioma. As aulas começaram em 2021, são particulares e acontecem semanalmente, via chamada de vídeo.
O projeto já foi capa do jornal Zero Hora. A matéria – disponível aqui – traz o case de um vendedor do Mercado Público de Porto Alegre que, após as aulas do English for Beginners, conseguiu realizar uma venda e indicar uma banca a um turista estrangeiro e de uma moradora de Manaus que também se beneficiou com a iniciativa.
REDE DE VOLUNTÁRIOS
A vontade dos meninos de ajudar outras pessoas a aprender inglês foi compartilhada por outros mentores voluntários. Hoje, são 67 no projeto,20 dos quais também são estudantes e ex-alunos do Colégio Farroupilha. Hoje, Gabriel conta com o apoio de Felipe Freitas e Lucas Yeh para dar continuidade ao English for Beginners, e Thomas deixou o projeto para se dedicar a outras atividades.
“É uma sensação meio estranha no início essa de perceber o impacto que um projeto que criamos no Colégio, com poucos recursos, tem na vida das pessoas. Tem gente que está conseguindo emprego ou melhorando sua performance no trabalho a partir dessa ideia que a gente teve. A principal palavra para definir esse sentimento é recompensador”, declarou Gabriel.
PLANOS FUTUROS
Atualmente, interessados em se voluntariar ou em ter aulas podem encontrar informações no site e no perfil do English for Beginners no Instagram (@englishforbeginners.efb). Além do curso iniciante, estão disponíveis também aulas de nível intermediário.
Para o futuro, a proposta é criar outros cursos focados em áreas específicas, como entrevista de emprego, proficiência e uso do idioma no ambiente de trabalho.