1

NOTÍCIAS

Da Marcella para o Mundo

11 maio 2022

“É indescritível o que sinto sobre o impacto desse projeto! Por causa dele, vidas foram transformadas para sempre. Sou muito grata por fazer parte dessas histórias.”

A fala acima é da Marcella Cesa Bertoluci, que, aos 16 anos, quando era estudante da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Farroupilha, quis mudar a realidade de crianças e adolescentes acolhidos em abrigos e casas lares. 

Após conhecer esses locais com o Grupo de Voluntariado da escola, a jovem lembrou-se dessa realidade ao participar do Utopia Followers, um projeto realizado pela Smile Flame com o apoio da Unisinos que, desenvolvido no Colégio Farroupilha e em mais três escolas de Porto Alegre, teve como objetivo incentivar estudantes a pensarem em projetos sociais criativos que tivessem impactos positivos na sociedade.

Ao pesquisar sobre adoção, Marcella e alguns colegas que participaram do Utopia Followers descobriram que o número de crianças e adolescentes acolhidos era menor do que o número de adultos habilitados a adotar. Descobriram, também, que a conta não fechava devido à diferença entre o perfil desejado pelos adultos e a realidade das crianças e dos adolescentes que aguardavam uma família. Questões como faixa etária, alguma condição de saúde ou a prioridade para adoção de irmãos, por exemplo, dificultavam o processo.

Com isso em mente, a estudante criou o Missão Diversão, um projeto que começou como uma tentativa de unir as duas pontas do processo de adoção em uma tarde divertida, voltada para a integração. Isso foi possível graças à busca da estudante por alguns parceiros, como o então Juiz da 2ª Vara da Infância e Juventude de Porto Alegre, Marcelo Mairon Rodrigues, e a promotora de justiça Cinara Dutra Braga, e o Colégio Farroupilha.

Em dois anos e três meses (de junho de 2017 a setembro de 2019)*, aconteceram cinco edições do Missão Diversão no Colégio Farroupilha. A partir delas, cinco famílias foram completadas com a adoção de sete crianças.

* Os encontros foram interrompidos devido à pandemia.

RECONHECIMENTO EM NÍVEL MUNDIAL

Em agosto de 2019, Marcella foi a campeã do desafio “#IamJA Video Star Contest”, promovido pela JA Worldwide, uma iniciativa da Junior Achievement (JA). A premiação aconteceu durante a JA Global Alumni Conference 2019, em Viena, na Áustria.

Para conquistar o prêmio, a jovem passou por algumas etapas: inscreveu um vídeo que foi classificado pela organização do evento como um dos 10 semifinalistas de todo o mundo; conquistou votos on-line tornando-se uma das três finalistas que ganhou a viagem para Viena; e, durante a JA Global Alumni Conference 2019, falou sobre como a JARS (Junior Achievement Rio Grande do Sul) impactou sua vida para uma plateia de 400 pessoas de vários países do mundo e uma banca composta por dois representantes da JA Worldwide e dois empresários. Em sua fala, Marcella contou sobre o Missão Diversão. O projeto também foi o tema central do vídeo apresentado pela adolescente, que ganhou simpatizantes de todo o mundo.

Contatos

A equipe da Central de Relacionamento do Colégio Farroupilha é responsável pelo processo de atendimento às famílias que tem interesse em efetuar a matrícula na instituição: ela recebe as demandas, monitora e acompanha o relacionamento da escola junto a essas famílias, incluindo o agendamento para entrevista pedagógica e a visita guiada, além do agendamento da matrícula do novo estudante.

Ambulatório

51 3455-1812

51 3455-1825

51 98043-0820

Biblioteca

51 3455-1817

51 98036-9178

Centro de Cambridge 

51 3455-1823

51 98110-1951

Central de Relacionamento

51 3455-1891

51 3455-1889

Comunicação e Marketing

51 3455-1878

Educação Infantil

51 3455-1819 (Berçário, Níveis 1 e 2)

51 3455-1813 (Níveis 3 e 4)

 

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

51 3455-1811

Ensino Fundamental - Anos Finais

51 3455-1807

Ensino Médio

51 3455-1808

Financeiro

51 3455-1898

Gestão de Serviços Educacionais

51 3455-1837

51 99341-3424

Memorial Escolar

51 3455-1875

Recepções

51 3455-1860 | Administrativa - Prédio B

51 3455-1809 | Prédio D

51 3455-1816 | Alunos - Prédio A

51 3455-1873 | Berçário - Prédio B

51 3455-1877 | Jardim - Prédio C

Secretaria 

51 3455-1805 51 3455-1846

51 3455-1844 51 3455-1888

A Ouvidoria do Colégio Farroupilha é um canal que recebe, examina e encaminha, aos setores competentes, sugestões, críticas e elogios com o objetivo de aperfeiçoar os processos administrativos e pedagógicos da instituição.

O Canal de Integridade do Colégio Farroupilha é um espaço para formalização de relatos sobre condutas alheias ao Código de Conduta e Convivência. Por meio dele, todos os membros da comunidade escolar, além do público externo, podem realizar, de forma anônima ou identificada, o registro de informações com foco na prevenção de condutas antiéticas, como por exemplo: assédio moral, desvios/uso irregular de materiais, discriminação, ameaça, desvio de função, falha em auditoria ou controles internos, favorecimento, conflito de interesse, retaliação, vazamento de dados e uso indevido de imagem. O Canal de Integridade é administrado por uma empresa externa, a Legal Ética, e integra o Programa de Compliance do Colégio.

Top Sul Uniformes

51 3333-3131/ 3019-2387     51 98531.0463

www.topsuluniformes.com.br/colegio-farroupilha
Loja container localizada no estacionamento da unidade Três Figueiras.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30 (sem fechar ao meio dia)

Bar do Zé

 51 3334-0877 51 99155-9227

ze@zedobar.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Kawhen Uniformes

  51 99986-0766

www.kawhenuniformes.com.br
Rua Carlos Huber, 281
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h sem fechar ao meio dia e aos sábados, das 8h30 às 13h.

La Brunita

 51 3316-1315 51 98907-3785

labrunita@labrunita.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Clip Três Figueiras

 51 3307-6377 51 98034-9789
 51 3307-6370

farroupilha@livrariaindependencia.com.br
De segunda a sexta-feira, das 9h às 14h e das 15h às 19h.

Saúde no Copo

51 98323 4903 / 51 99590 7092

snctresfigueiras@saudenocopo.com.br
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h

O serviço terceirizado de transporte escolar é oferecido aos estudantes por motoristas organizados em cooperativas que atendem a diferentes bairros de Porto Alegre. A escolha pelo motorista é de responsabilidade das famílias.