“É indescritível o que sinto sobre o impacto desse projeto! Por causa dele, vidas foram transformadas para sempre. Sou muito grata por fazer parte dessas histórias.”
A fala acima é da Marcella Cesa Bertoluci, que, aos 16 anos, quando era estudante da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Farroupilha, quis mudar a realidade de crianças e adolescentes acolhidos em abrigos e casas lares.
Após conhecer esses locais com o Grupo de Voluntariado da escola, a jovem lembrou-se dessa realidade ao participar do Utopia Followers, um projeto realizado pela Smile Flame com o apoio da Unisinos que, desenvolvido no Colégio Farroupilha e em mais três escolas de Porto Alegre, teve como objetivo incentivar estudantes a pensarem em projetos sociais criativos que tivessem impactos positivos na sociedade.
Ao pesquisar sobre adoção, Marcella e alguns colegas que participaram do Utopia Followers descobriram que o número de crianças e adolescentes acolhidos era menor do que o número de adultos habilitados a adotar. Descobriram, também, que a conta não fechava devido à diferença entre o perfil desejado pelos adultos e a realidade das crianças e dos adolescentes que aguardavam uma família. Questões como faixa etária, alguma condição de saúde ou a prioridade para adoção de irmãos, por exemplo, dificultavam o processo.
Com isso em mente, a estudante criou o Missão Diversão, um projeto que começou como uma tentativa de unir as duas pontas do processo de adoção em uma tarde divertida, voltada para a integração. Isso foi possível graças à busca da estudante por alguns parceiros, como o então Juiz da 2ª Vara da Infância e Juventude de Porto Alegre, Marcelo Mairon Rodrigues, e a promotora de justiça Cinara Dutra Braga, e o Colégio Farroupilha.
Em dois anos e três meses (de junho de 2017 a setembro de 2019)*, aconteceram cinco edições do Missão Diversão no Colégio Farroupilha. A partir delas, cinco famílias foram completadas com a adoção de sete crianças.
* Os encontros foram interrompidos devido à pandemia.
RECONHECIMENTO EM NÍVEL MUNDIAL
Em agosto de 2019, Marcella foi a campeã do desafio “#IamJA Video Star Contest”, promovido pela JA Worldwide, uma iniciativa da Junior Achievement (JA). A premiação aconteceu durante a JA Global Alumni Conference 2019, em Viena, na Áustria.
Para conquistar o prêmio, a jovem passou por algumas etapas: inscreveu um vídeo que foi classificado pela organização do evento como um dos 10 semifinalistas de todo o mundo; conquistou votos on-line tornando-se uma das três finalistas que ganhou a viagem para Viena; e, durante a JA Global Alumni Conference 2019, falou sobre como a JARS (Junior Achievement Rio Grande do Sul) impactou sua vida para uma plateia de 400 pessoas de vários países do mundo e uma banca composta por dois representantes da JA Worldwide e dois empresários. Em sua fala, Marcella contou sobre o Missão Diversão. O projeto também foi o tema central do vídeo apresentado pela adolescente, que ganhou simpatizantes de todo o mundo.