1

NOTÍCIAS

DA LAURA PARA O MUNDO

9 jun 2022

Aprender a aprender e divulgar as descobertas, compartilhar conteúdos relacionados a aulas e inspirar outros estudantes são alguns dos propósitos de Laura Costa, 14 anos. A estudante do 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais faz isso a partir de um Studygram – perfil no Instagram voltado para os estudos.

DE ESTUDANTE PARA ESTUDANTE

“Olá, estudiosos!” – é assim que Laura abre a maioria dos vídeos que posta em seu perfil – conheça aqui. Com a intenção de ser um canal de estudante para estudante, ela criou o Studygram em 2019, mas foi em 2020, com as adaptações necessárias devido à pandemia, que intensificou as postagens.

Como se organizar para a semana de provas, técnicas de estudos e o ciclo do nitrogênio, entre outros, são os assuntos postados por Laura com uma linguagem jovem. A estudante também produz resumos sobre os conteúdos de aula e compartilha-os gratuitamente, em pastas organizadas por ano escolar e por componente curricular.

“Eu acredito que consigo ajudar meus colegas e estudantes de outras escolas a ter uma percepção diferente daquele conteúdo que é trabalhado em aula. Isso porque uso uma linguagem de estudante para estudante, mais simples e próxima”, declara Laura.

MOTIVAÇÕES E PLANOS FUTUROS

Os pais da Laura são professores e sempre acompanharam o processo de estudos dela. Porém, ao ingressar no 5º ano, ela quis ser mais independente nesse aspecto e passou a pesquisar e a testar técnicas de aprendizagem. Junto disso, veio a vontade de compartilhar as descobertas com outros estudantes – foi assim que surgiu o Studygram.

Para além do compartilhamento de conteúdos, o ponto central, de acordo com a estudante, é a identificação e a ajuda mútua. Além disso, ela destaca que o perfil também tem ajudado em sua própria rotina de estudos, uma vez que, ao produzir conteúdos para compartilhar com outros estudantes, ela também está estudando.

A adolescente conta que ainda não sabe o que quer fazer após a conclusão da educação básica, mas que, por gostar muito de estudar, pretende continuar nesse caminho e compartilhar suas descobertas.

Além da interação nas redes sociais, Laura também já promoveu palestras para turmas de 6º ano das unidades Três Figueiras e Correia Lima – veja aqui.

Contatos

A equipe da Central de Relacionamento do Colégio Farroupilha é responsável pelo processo de atendimento às famílias que tem interesse em efetuar a matrícula na instituição: ela recebe as demandas, monitora e acompanha o relacionamento da escola junto a essas famílias, incluindo o agendamento para entrevista pedagógica e a visita guiada, além do agendamento da matrícula do novo estudante.

Ambulatório

51 3455-1812

51 3455-1825

51 98043-0820

Biblioteca

51 3455-1817

51 98036-9178

Centro de Cambridge 

51 3455-1823

51 98110-1951

Central de Relacionamento

51 3455-1891

51 3455-1889

Comunicação e Marketing

51 3455-1878

Educação Infantil

51 3455-1819 (Berçário, Níveis 1 e 2)

51 3455-1813 (Níveis 3 e 4)

 

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

51 3455-1811

Ensino Fundamental - Anos Finais

51 3455-1807

Ensino Médio

51 3455-1808

Financeiro

51 3455-1898

Gestão de Serviços Educacionais

51 3455-1837

51 99341-3424

Memorial Escolar

51 3455-1875

Recepções

51 3455-1860 | Administrativa - Prédio B

51 3455-1809 | Prédio D

51 3455-1816 | Alunos - Prédio A

51 3455-1873 | Berçário - Prédio B

51 3455-1877 | Jardim - Prédio C

Secretaria 

51 3455-1805 51 3455-1846

51 3455-1844 51 3455-1888

A Ouvidoria do Colégio Farroupilha é um canal que recebe, examina e encaminha, aos setores competentes, sugestões, críticas e elogios com o objetivo de aperfeiçoar os processos administrativos e pedagógicos da instituição.

O Canal de Integridade do Colégio Farroupilha é um espaço para formalização de relatos sobre condutas alheias ao Código de Conduta e Convivência. Por meio dele, todos os membros da comunidade escolar, além do público externo, podem realizar, de forma anônima ou identificada, o registro de informações com foco na prevenção de condutas antiéticas, como por exemplo: assédio moral, desvios/uso irregular de materiais, discriminação, ameaça, desvio de função, falha em auditoria ou controles internos, favorecimento, conflito de interesse, retaliação, vazamento de dados e uso indevido de imagem. O Canal de Integridade é administrado por uma empresa externa, a Legal Ética, e integra o Programa de Compliance do Colégio.

Top Sul Uniformes

51 3333-3131/ 3019-2387     51 98531.0463

www.topsuluniformes.com.br/colegio-farroupilha
Loja container localizada no estacionamento da unidade Três Figueiras.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30 (sem fechar ao meio dia)

Bar do Zé

 51 3334-0877 51 99155-9227

ze@zedobar.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Kawhen Uniformes

  51 99986-0766

www.kawhenuniformes.com.br
Rua Carlos Huber, 281
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h sem fechar ao meio dia e aos sábados, das 8h30 às 13h.

La Brunita

 51 3316-1315 51 98907-3785

labrunita@labrunita.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Clip Três Figueiras

 51 3307-6377 51 98034-9789
 51 3307-6370

farroupilha@livrariaindependencia.com.br
De segunda a sexta-feira, das 9h às 14h e das 15h às 19h.

Saúde no Copo

51 98323 4903 / 51 99590 7092

snctresfigueiras@saudenocopo.com.br
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h

O serviço terceirizado de transporte escolar é oferecido aos estudantes por motoristas organizados em cooperativas que atendem a diferentes bairros de Porto Alegre. A escolha pelo motorista é de responsabilidade das famílias.