Aprender a aprender e divulgar as descobertas, compartilhar conteúdos relacionados a aulas e inspirar outros estudantes são alguns dos propósitos de Laura Costa, 14 anos. A estudante do 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais faz isso a partir de um Studygram – perfil no Instagram voltado para os estudos.
DE ESTUDANTE PARA ESTUDANTE
“Olá, estudiosos!” – é assim que Laura abre a maioria dos vídeos que posta em seu perfil – conheça aqui. Com a intenção de ser um canal de estudante para estudante, ela criou o Studygram em 2019, mas foi em 2020, com as adaptações necessárias devido à pandemia, que intensificou as postagens.
Como se organizar para a semana de provas, técnicas de estudos e o ciclo do nitrogênio, entre outros, são os assuntos postados por Laura com uma linguagem jovem. A estudante também produz resumos sobre os conteúdos de aula e compartilha-os gratuitamente, em pastas organizadas por ano escolar e por componente curricular.
“Eu acredito que consigo ajudar meus colegas e estudantes de outras escolas a ter uma percepção diferente daquele conteúdo que é trabalhado em aula. Isso porque uso uma linguagem de estudante para estudante, mais simples e próxima”, declara Laura.
MOTIVAÇÕES E PLANOS FUTUROS
Os pais da Laura são professores e sempre acompanharam o processo de estudos dela. Porém, ao ingressar no 5º ano, ela quis ser mais independente nesse aspecto e passou a pesquisar e a testar técnicas de aprendizagem. Junto disso, veio a vontade de compartilhar as descobertas com outros estudantes – foi assim que surgiu o Studygram.
Para além do compartilhamento de conteúdos, o ponto central, de acordo com a estudante, é a identificação e a ajuda mútua. Além disso, ela destaca que o perfil também tem ajudado em sua própria rotina de estudos, uma vez que, ao produzir conteúdos para compartilhar com outros estudantes, ela também está estudando.
A adolescente conta que ainda não sabe o que quer fazer após a conclusão da educação básica, mas que, por gostar muito de estudar, pretende continuar nesse caminho e compartilhar suas descobertas.
Além da interação nas redes sociais, Laura também já promoveu palestras para turmas de 6º ano das unidades Três Figueiras e Correia Lima – veja aqui.