Na noite da última quinta-feira, 1º de agosto, aconteceu o segundo encontro do programa Cuidar é Básico de 2024, com o palestrante Dr. Alberto Scofano Mainieri, que abordou o desenvolvimento cerebral na infância e adolescência e a influência do uso do celular neste período.
De acordo com Scofano, o uso indiscriminado do celular e redes sociais, principalmente na infância, é extremamente prejudicial, pois o cérebro das crianças ainda está em processo de amadurecimento e precisa de estímulos para seguir se desenvolvendo. “Quando as crianças estão na frente de um celular e parecem hipnotizadas, não estão sendo estimuladas de nenhuma forma, logo não se desenvolvem, não socializam e não geram autoconfiança, autoestima e equilíbrio emocional, fatores importantíssimos para a realização e felicidade dos nossos filhos. Porém, é necessário que o cérebro esteja funcionando da forma adequada para que consigam adquirir essas habilidades”, explicou o Dr.
O médico trouxe, também, uma reflexão sobre o tédio e o ócio, estímulos importantes para o amadurecimento cerebral, mas que estão sendo esquecidos. “Nos dias de hoje, com a vida acelerada que levamos, parece errado sentir ócio e tédio. Estamos sempre em busca da produtividade e acabamos passando isso para os nossos filhos, mesmo que inconscientemente. No entanto, as crianças precisam ter momento ociosos e tediosos ao longo do dia, pois só assim elas desafiam e geram os estímulos necessários para que consigam criar brincadeiras e atividades próprias, fazendo o cérebro amadurecer”.
Além do papel que deve ser desempenhado em casa pelos pais, a Diretora Marícia Ferri também comentou sobre as diretrizes da escola com relação ao assunto. “O trabalho deve ser feito em conjunto para que a gente alcance o resultado esperado, que são crianças e adolescentes se desenvolvendo, criando e aprendendo. Desde o início deste ano nós adotamos medidas com relação ao uso do celular e os efeitos são visíveis. Por isso, precisamos do engajamento e entendimento das famílias sobre o tema, que podem ser adquiridos em eventos como o de hoje”, salientou.
Dr. Alberto Scofano Mainieri é mestre e doutor em Medicina e médico pediatra com especialização em Hebiatria, a Medicina dos Adolescentes. A sua maior experiência é nesta área, com ênfase em crescimento e desenvolvimento puberal. Também é PhD e professor de Medicina na UFRGS.