Para iniciar o projeto do 2º semestre letivo, uma das turmas do Nível 4 da Educação Infantil teve, na tarde de 15 de julho, uma prática de observação do céu. No Bosque, as crianças olharam para o céu e falaram sobre o que viram: passarinhos, borboletas, nuvens, a cor azul. Depois, representaram o que viram em desenhos.
Intitulado de Viagem Intergaláctica, o projeto partiu do interesse pelos planetas e pelo espaço demonstrado pelas crianças. Entre as perguntas feitas pelas crianças e que serão investigadas ao longo do semestre, estão: “Como são os planetas por dentro?”; “Como viajar de um planeta para o outro?”; “Como as estrelas brilham?”; “Por que o buraco negro transforma as pessoas em espaguete?”; “Do que a Lua é feita? Será que ela é feita de queijo?”; “Por que os astronautas não vão para o espaço sem os foguetes?”; “Por que o sol tem raios?”; e “No espaço, tem arco-íris?”.
A turma também falou sobre o que já sabem a respeito do espaço. Entre os conhecimentos apresentados, estão: “Tem pessoas no espaço!”; “A viagem entre os planetas é chamada intergaláctica!”; “A Lua tem os buraquinhos!”; “Os meteoros caíram e mataram os dinossauros!” e “No espaço tem várias luas!”.
“Os estudos terão como foco de investigação as características e curiosidades a respeito dos planetas, dos astronautas, da gravidade, dos meteoros, dos foguetes, das estrelas cadentes e dos alienígenas”, conta a professora da turma, Carolina Valim.