As crianças do Nível 4 da Educação Infantil mostraram interesse em fazer roupas para os bonecos e para as bonecas. Com isso, a professora Wendy Seelig Woltmann sugeriu que utilizassem algum material derivado de planta considerando o projeto de estudo do grupo: “pesquisadores das plantas e seus mistérios”. Para surpresa e alegria, descobriram que o tecido de algodão é feito do algodão e que o algodão nasce de uma planta. Para entender melhor esse processo, foram realizadas diferentes propostas e atividades em sala de aula.
Entendendo como nasce o algodão
De maneira lúdica e concreta, as crianças tiveram a oportunidade de entender como se dá o processo do plantio, germinação e colheita do algodão. A empresa SLC Agrícola, juntamente com Taciane Pavinato e Aurélio Pavinato, representantes da SLC Agrícola, contribuíram com as atividades enviando sementes, maçãs, capulhos, galhos de algodão direto das fazendas, emprestaram também réplicas de colheitadeiras e caminhões para que as crianças pudessem ver de pertinho. De maneira on-line, enviaram vídeos e fotos de todo o passo a passo do processo e responderam aos questionamentos das crianças.
E a roupa?
Na sequência, a professora mostrou vídeos explicativos sobre a transformação da pluma do algodão em fio. O grupo recebeu a Rosangela Seelig, que de maneira prática e lúdica, mostrou para as crianças como poderiam transformar o fio de algodão em roupas de bonecas. Apresentou diferentes fios de algodão e assim todas as crianças tiveram a oportunidade de fazer “pontos” de crochê, na qual descobriram uma das possibilidades de fazer roupas e acessórios.
Horta
Em outro momento do projeto, as crianças tiveram a experiência de plantar sementes de algodão na horta, e cultivar, acompanhar, cuidar na expectativa que nasça um arbusto de algodão. As crianças tiveram a oportunidade de brincar com as colheitadeiras, manipular os capulhos de algodão, fazer a separação da pluma do caroço, colorir algodão, pintar com fio de algodão, fazer crochê, e plantar as sementes, entre outras propostas.
Documentando as aprendizagens com apoio da tecnologia
Em parceria com a equipe de Tecnologia Educacional (TE), as crianças iniciaram a elaborar um stop motion, desenvolvido com o objetivo de colaborar no processo ensino aprendizagem, cooperação e colaboração entre as crianças. O grupo elaborou o texto, organizou os cenários, produziu as fotos e gravou os vídeos. O material ficou rico em conteúdo e informação que o transformamos em um curta-metragem intitulado Algodão, que pode ser conferido aqui: https://youtu.be/KHNHGTTWh3o.