As crianças do Nível 4 da Educação Infantil participaram de uma série de propostas desenvolvidas sobre a origem e a importância do mel, relacionadas ao projeto da turma N4A, intitulado de “Pesquisadores das plantas e seus mistérios”. Por meio de atividades interativas e lúdicas, as crianças embarcam em uma jornada fascinante para descobrir o papel desempenhado pelas abelhas na natureza.
Palestra com veterinário e apicultor
O primeiro encontro com o assunto ocorreu em uma palestra no dia 29 de maio. A aula contou com a presença do veterinário e apicultor Airton da Rosa dos Santos, que falou sobre algumas espécies de abelhas e como acontece a polinização. O especialista mostrou vídeos da extração do mel, apresentou a vestimenta e utensílios que o apicultor precisa. A atividade ainda contou com um momento para que as crianças vissem um favo de mel e, quem teve interesse, provou um pouco de mel.
Compartilhamento de experiências
Em outra atividade, uma turma do Nível 2 da Educação Infantil conversou com as crianças do Nível 4 sobre o tema em uma hora do conto. As crianças do N4 apresentam uma história construída após as descobertas sobre as abelhas na primeira aula. A proposta ainda teve um passeio até a horta do Colégio, local onde observaram as plantas e sentiram seus aromas.
Construção de um favo de mel
As crianças receberam hexágonos que simbolizavam favos de mel e soltaram a imaginação ao pintá-los com giz de cera. Essa atividade permitiu que elas compreendessem como os favos de mel são construídos com a cera produzida pelas abelhas. Os hexágonos pintados foram unidos, formando um enorme favo de mel construído coletivamente.
Mais descobertas com apoio da tecnologia
Em uma parceria com a equipe de Tecnologia Educacional (TE), uma atividade foi desenvolvida com o objetivo de despertar a curiosidade e o aprendizado das crianças sobre polinização. Utilizando celulares com um aplicativo especialmente selecionado para o projeto, elas controlaram abelhas virtuais em busca de flores no mapa.
Essa atividade simulou o processo de polinização realizado pelas abelhas, proporcionando uma experiência interativa e divertida. Acompanhadas pela professora e pela equipe de TE, as crianças receberam orientações e foram incentivadas a fazer comparações entre o que estavam vivenciando e o conhecimento prévio adquirido.
Uma visita à mini fazenda
Em outro momento do projeto, as crianças tiveram uma experiência real ao explorarem a mini fazenda do Colégio em busca de alimento. Para isso, receberam abelhas montadas no estilo Minecraft, garantindo sua proteção com chapeuzinhos de apicultor. Eles percorreram todo o espaço coletando o pólen das flores. Para marcar o encerramento da atividade, reuniram-se em frente a uma árvore centenária no centro da mini fazenda, onde fixaram o favo de mel construído pela turma. Esse momento simbolizou o retorno das abelhas à colmeia.