Na Educação Infantil, após o projeto de acolhimento e adaptação, cada turma escolheu um tema, que foi explorado em um projeto semestral. Animais, Espaço, Fundo do Mar e Histórias são algumas das temáticas preferidas pelas crianças. Na semana iniciada em 10 de julho, foram realizadas propostas de atividades de conclusão dos projetos do primeiro semestre, além da Mostra que contou com a presença das famílias (saiba mais aqui) e de momentos lúdicos e coletivos, como piqueniques e o dia do cabelo divertido. Confira, a partir dos relatos das professoras, as propostas de cada turma.
NÍVEL 1
Nível 1A – Professora Fabíola Horst
O projeto Brincar, cantar e aprender, desenvolvido com o N1A, contemplou músicas infantis do repertório das crianças, a partir das preferências por elas demonstradas. Em uma das atividades realizadas ao longo do semestre, a turma criou um Baú Musical coletivo: cada criança contribuiu com um instrumento para ser explorado em diferentes propostas, sendo enriquecido no decorrer do projeto, com instrumentos musicais confeccionados pelas próprias crianças com material de descarte criativo e elementos da natureza. Para concluir o semestre, cada criança confeccionou seu próprio baú musical e o levou para casa com os instrumentos criados.
Nível 1C – Professora Camila Silva
No projeto Os Bichinhos e suas Canções, as crianças da turma N1C realizaram uma série de descobertas sobre dois interesses demonstrados no início do ano: músicas e animais. As atividades buscaram despertar a imaginação e a curiosidade da turma acerca dos animais, utilizando como um dos recursos a sonoridade. De acordo com a professora da turma, as crianças divertiram-se com o repertório de canções apresentado durante as rodas musicais e com as brincadeiras cantadas. “Como a oralidade, a musicalidade e a ludicidade são os focos principais desse projeto, o tema proposto auxiliou no desenvolvimento da linguagem oral das crianças”, destaca a professora. Entre as propostas realizadas na conclusão do semestre, está uma festa, para a qual as crianças vieram vestidas com acessórios que representassem os bichinhos estudados.
Nível 1D – Professora Patrícia Velazquez
O projeto A Casa dos Bichinhos, da turma N1D, surgiu da curiosidade do grupo pela natureza e pelos animais no ambiente escolar, mas também promoveu investigações sobre os pets com os quais as crianças têm contato. Entre as atividades, a criação de um bichinho com tinta, descarte criativo e colagens para morar “casinha da sala”; a descoberta dos animais que vivem no ambiente escolar, entre os quais estão os peixes, os coelhos e as galinhas; e os passeios de observação pelo Colégio, a olho nu, com lupas coloridas ou com binóculos feitos de material de descarte, no qual a turma pode avistar alguns pássaros, em especial as calopsitas e os quero-queros. Na última semana de aula do primeiro semestre, para marcar as descobertas, as crianças vieram vestidas com roupas ou acessórios que representassem um bichinho e dançaram as canções preferidas do projeto.
Confira algumas imagens do semestre:
NÍVEL 2
Nível 2A – Professora Raquel Lima
O projeto Bichinhos do Jardim, da turma N2A, partiu de uma vivência no espaço do Barranco. As crianças escolheram aprender sobre joaninhas, abelhas, formigas, lagarta, borboleta e passarinhos. Entre as propostas realizadas, estão uma visita ao Laboratório de Biologia, na qual as crianças puderam acompanhar; a partir de miniaturas em resina, a metamorfose da borboleta; a construção de abelhas por meio de pinturas nas mãos; a confecção de bichinhos do jardim com material de descarte criativo; jogos matemáticos – como o do formigueiro, em que adquiriam a quantidade de formigas, e o da joaninha, em que após lançar o dado, as crianças “compravam” as bolinhas para colar no inseto; além da confecção de tiaras de abelha, joaninha e de sapo; e da construção de um formigueiro com argila.
Nível 2B – Professora Luciana Jantsch
O projeto, O que tem na História?, desenvolvido com a turma N2B, surgiu do interesse das crianças por livros, tanto os já conhecidos quanto os apresentados no ambiente escolar. Com o desenvolvimento das pesquisas, várias histórias foram exploradas pelo grupo, sendo Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e Cachinhos Dourados e os Três Ursos as mais apreciadas pelas crianças. Entre as atividades realizadas e inspiradas pelas histórias, estão um piquenique no Bosque, a ida na horta para observar borboletas seguida de uma visita ao Laboratório de Biologia para descobrirem sobre a metamorfose; a construção uma casa de “tijolos” feitos de caixas de leite pintadas e de máscaras de lobo; a ida ao Laboratório de Matemática e ao Espaço Maker para construir uma cadeira para o Ursinho, uma vez que a dele foi quebrada acidentalmente por Cachinhos Dourados; além da criação da história da turma, relembrando as descobertas realizadas em um livro de imagens gigante.
Nível 2C – Professora Franciele Andriotti
O projeto Bichinhos que voam, da turma N2C, surgiu a partir das crianças observando e questionando sobre alguns insetos e pássaros vistos no pátio da escola. Ao longo do semestre, exploraram o Recanto dos Bichinhos; nomearam e reconheceram os animais com asas e penas que estão no cotidiano das crianças; e ampliaram seu conhecimento em relação aos animais que despertaram o interesse de todos: abelhas, borboletas, vagalumes, pavão, galinha, dentre outros. Além disso, a turma realizou propostas envolvendo jogos matemáticos com a temática dos animais que voam e participaram de diversos momentos na Biblioteca, com o manuseio de diferentes portadores de texto.
Nível 2D – Professora Edimari Romeu
O projeto Contos e Encantos, realizado pelas crianças da turma N2D, teve como objetivo sistematizar a escuta de histórias pelas crianças e familiarizá-las com os contos de Fadas, a partir das suas preferências. Ao longo do semestre, elas conheceram a Biblioteca e refletiram sobre as ações dos personagens, com a mediação da professora, acerca do comportamento dos personagens – exemplo: será que o lombo se sente sozinho por não ter amigos, e por isso corre atrás dos porquinhos? E se ele fosse convidado para brincar, não seria diferente? Além disso, foram trabalhados os sentimentos de alegria, tristeza, medo, sono e raiva, com as expressões faciais dos personagens, para que as crianças começassem a reconhecê-las e nomeá-las, por meio de diferentes propostas lúdicas. Para concluir o semestre, a turma participou de uma festa à fantasia, realizada no espaço da cozinha de lama, com direito a piquenique, estações com dança, explorações de palitoches e livros dos diferentes Contos de Fadas trabalhados no decorrer do projeto.
Nível 2E – Eidinara Mello
Na turma N2E, o projeto Os Contos e os Lugares Encantados oportunizou propostas envolvendo a ludicidade, as necessidades e os interesses das crianças. Assim, partindo de dois assuntos comuns para o grupo, as histórias e os espaços do Colégio, as crianças tiveram contato com livros e com instrumentos de leitura, como com contação de histórias, no formato de escuta e manipulação. A professora da turma, destaca que as “as investigações exploraram diferentes ambientes, desenvolvendo o reconhecimento, o respeito e o cuidado com o todo, apoiando-se nessa conexão para trabalhar o medo e a insegurança de forma natural e divertida, de modo que as crianças passaram a identificar o real e o imaginário”.
Confira algumas imagens do semestre:
NÍVEL 3
Nível 3A – Professora Daniela Verri
O tema do projeto da turma N3A, Reino dos dinossauros, foi iniciado pela exploração do livro que uma criança trouxe para a sala, seguido por brincadeiras e vivências com recursos que foram ampliando a curiosidade em torno do assunto. Sendo assim, o projeto desenvolveu situações de pesquisa e vivências relacionadas aos dinossauros, entre as quais as diferenças que existem entre a vida e o jeito de viver dos dinossauros e a vida e o jeito de viver das pessoas. Para encerrar o semestre, as crianças participaram da festa dos dinossauros, com brincadeiras e fantasias produzidas pela turma, e puderam levar para casa os materiais produzidos no decorrer do projeto.
Nível 3B – Professora Laura Machado
Lar dos passarinhos é o projeto realizado com a turma N3B. O tema surgiu a partir do interesse das crianças em algumas penas encontradas no pátio: “Profe! Olha, uma pena de pavão!”, “Não! É a pena de uma galinha!”. O interesse pelo tema permaneceu, com observações e verbalizações das crianças, sobre os passarinhos que encontravam pelos espaços. Depois, uma criança trouxe um ninho de João-de-barro, que despertou diferentes hipóteses e questionamentos no momento da roda. Com o projeto, as crianças pesquisaram sobre as aves, os ovos e os ninhos, além das suas características, cores, tamanhos e nomes, buscando soluções e respostas aos questionamentos, além de abordarem a conscientização da preservação do meio ambiente, despertando nas crianças valores e ideias de cuidados com a natureza. Como encerramento do projeto, as crianças apresentaram aos colegas os passarinhos que construíram com as famílias utilizando materiais recicláveis.
N3C – Professora Karine de Freitas
O projeto Vida de inseto – aventuras pelo jardim, da turma N3C, surgiu a partir do interesse das crianças em conhecer mais sobre a vespa da areia, inseto que as crianças sempre observavam em suas idas ao pátio de areia. Durante o projeto, conheceram alguns animais de jardim e insetos, suas características corporais, ambientais, alimentares e produziram alguns desses insetos utilizando o descarte criativo como ferramenta principal. Alguns livros foram norteadores e disparadores para novas descobertas sobre os pequenos animais, no início de cada semana.
Nível 3D – Professora Samuara Domingues
O projeto Como eu sou?, desenvolvido pela turma N3D, abordou o corpo, a identidade e a autonomia, auxiliando as crianças a reconhecerem suas características e preferências, além de apoiá-las no desenvolvimento da autonomia.
Nível 3E – Professora Carla Vincenzi
No projeto da turma N3E, intitulado Aventuras no Gelo, teve como objetivo pesquisar e conhecer mais sobre a vida na natureza dos lugares com neve. O interesse da turma pelo tema surgiu em uma das rodas de conversa com a seguinte afirmação: “eu quero saber onde mora o Papai Noel” e, a partir deste comentário, surgiram outros como: “lá tem pinguim e urso polar, lá é gelado, lá tem que usar casaco e bota” e em diversas situações observadas, como conversas e questionamentos sobre os ursos e os “super poderes” de gelo estavam presentes. De acordo com a professora da turma, o tema oportunizou às crianças conhecerem e pesquisarem mais sobre a importância desses seres na natureza bem como a abordagem, de forma lúdica, de temas como preservação do meio ambiente, cadeia alimentar e aquecimento do planeta, oportunizando que a criança estabeleça relações entre seus conhecimentos e desenvolva o senso ético, crítico e de sociedade.
Nível 3F – Professora Ana Paula Peringer
O projeto O que nasce das árvores?, da turma N3F, surgiu das vivências e questionamentos que surgiram ao visitar os espaços externos da escola. Ao longo do semestre, as crianças desenvolveram atividades relacionadas às espécies de árvores e suas histórias. Ao final do semestre, cada criança levou para casa a massinha de modelar caseira com cheirinho de lavanda e os chocalhos confeccionados com elementos naturais.
Confira algumas imagens do semestre:
NÍVEL 4
Nível 4A – Professora Wendy Woltmann
O projeto Pesquisadores das plantas e seus mistérios, da turma N4A, surgiu a partir do interesse expressado pelo grupo. As crianças começaram a fazer questionamentos sobre as plantas: “Como elas nascem?”, “Por que as plantas têm raiz?”, “Por que tem que regar a planta?”, entre outros. Elas também mostraram curiosidade com relação aos bichinhos que frequentemente visitam as flores e as árvores (abelhas, borboletas, minhocas). Durante as atividades realizadas ao longo do semestre, as crianças vivenciarem a natureza de forma concreta, observando os seus mistérios e encantos naturais. Foi possível descobrir e entender mais sobre as plantas (partes, cuidados, utilidades) e os animais (abelha, borboleta e minhoca) e suas importâncias para o equilíbrio do meio ambiente. Uma festa, em que as crianças usaram adereços de cabeça confeccionados com a ajuda das famílias, foi a atividade de encerramento do semestre.
Nível 4B – Professora Andréa Lorenz
Meu amigo pet, projeto realizado pela turma N4B, surgiu a partir de uma votação dos temas sugeridos pelas crianças. Entre os questionamentos para os quais as crianças buscaram respostas ao longo do semestre, estão: Para que servem os bigodes do gato?”, “O que os gatos comem?”, “Do que é feito o biscoito do cachorro?” e “Por que os pássaros têm garras?”.
Nível 4C – Professora Carolina Valim
O que o Corpo Humano precisa para crescer?, projeto desenvolvido com a turma N4C, surgiu a partir do interesse do grupo pelo corpo humano, suas partes, características e cuidados para um corpo saudável. Entre as perguntas formuladas pelas crianças e respondidas a partir de diferentes propostas, estão: “Pra que serve o esqueleto?” ; “A sujeira do corpo, faz bem ou faz mal?”; “O nosso esqueleto é igual ao dos bichos?”; “Por que os olhos piscam?”; “Como é o coração?”; “Eu quero saber sobre os sentimentos.”; “Eu quero saber sobre os dentes.”; “Quais comidas fazem bem?”; “Por que a gente come?”; “O que acontece com a comida dentro do nosso corpo?”; “Eu quero saber sobre alimentação saudável.”. Para a conclusão do projeto, as crianças participaram de um Just Dance Neon: receberam um “esqueleto” de pulseiras neon para dançarem e explorarem diferentes movimentos, brincando com as cores brilhantes de cada parte.
Nível 4D – Professora Cátia Mata
A turma N4D desenvolveu o projeto Missão Pet a partir da curiosidade das crianças sobre os animais de estimação. As investigações aconteceram diariamente no “cantinho do projeto”, por meio de livros, imagens, filmes e vídeos. Além disso, foram realizadas diversas atividades significativas para a construção do conhecimento, assim como para a observação e o contato com os animais, como o cuidado com o peixe-beta, chamado de Joca pelo grupo. Outras vivências importantes foram as aprendizagens com as educadoras do Laboratório de Biologia, em que as crianças realizaram oficinas sobre o cágado e os peixes, observaram as penas de aves e tiveram contato com cascos de tartarugas e ovos de diferentes animais. Elas vivenciaram brincadeiras no Pet Shop da Minicidade e assistiram a partes de vídeos e filmes. Também colaborou com as aprendizagens, a saída de estudos à Quinta da Estância, na qual as crianças tiveram contato com animais domésticos e aprenderam como cuidar destes. Para concluir o projeto, as crianças fizeram medalhas em MDF no Espaço Maker e fizeram uma festa pet com seu bichinho de pelúcia preferido.
Nível 4E – Professora Carolina Farias
O projeto Detetives da Floresta surgiu pelo interesse das crianças do N4E em pesquisar sobre aves, elefantes, girafas, jacarés, cobras, tigres e onças. As atividades começaram pela construção de um cantinho do projeto, onde a turma fez uma classificação dos animais que moravam ou não nas florestas. Também foi realizada uma saída de estudos para a Quinta da Estância para observar animais, como aves e cobras. Para responder aos questionamentos que surgiram, foram feitas pesquisas, visitas aos laboratórios de Geografia e Biologia, além de uma caixa surpresa do projeto, na qual toda semana tinha um tema e uma descoberta. As crianças confeccionaram animais com descarte criativo e trocaram ideias e conhecimentos com as turmas que estavam trabalhando sobre animais. Uma “festa na floresta”, com as crianças de máscaras neon confeccionadas por elas, encerrou as atividades do semestre.
Nível 4F – Professora Lisiane Silveira
O projeto Aprendendo sobre os répteis, do N4F, surgiu a partir do interesse demonstrado pelas crianças em aprender sobre diferentes bichos. Inicialmente, quiseram descobrir mais sobre as tartarugas, jacarés e cobras, e aprenderam que todos esses são répteis. Com o avanço do projeto e com as diversas atividades sobre os répteis, vieram também curiosidades sobre outros grupos de animais, como insetos e os que vivem no fundo do mar. O encerramento do projeto foi na Festa dos Répteis, para a qual as crianças vestiram-se de verde e utilizaram um adereço de cabeça relacionado ao réptil escolhido.
Confira algumas imagens do semestre:
NÍVEL 5
Nível 5A – Professora Aline Dias
No projeto As árvores, as plantas e os bichinhos que visitam elas, as crianças do N5A foram atrás de respostas para muitos de seus questionamentos. Para isso, a turma vivenciou situações dentro e fora do ambiente escolar, como: a visita da veterinária responsável pela fazendinha do Colégio; a elaboração do canto do projeto na sala, com itens de vivências em família, como penas, livros e plantas; a saída de estudos à Quinta da Estância, onde observaram e dialogaram sobre as árvores, as aves e os elementos que compõe a terra; a realização de experiências sobre as borboletas; a exploração da obra de Tarsila do Amaral, destacando a natureza abordada pela artista; a observação de sementes de diferentes frutas e árvores; a observação do desenvolvimento das frutas no pomar do Colégio e o plantio de semente de beterraba na horta; e a ilustração da vida das abelhas e das formigas, bem como sua função na natureza e meios de preservação; visitas ao Laboratório de Biologia para conversar sobre as flores e sobre os pássaros; além de jogos e explorações de recursos tecnológicos, como óculos 3D, com a equipe da Tecnologia Educacional. Um buffet de frutas, lembrando tudo o que foi descoberto, encerrou o projeto.
Nível 5B – Professora Juliana Horn
Uma aventura congelante foi o projeto desenvolvido pela turma N5B. Com o objetivo de propiciar às crianças experiências que possibilitem um maior entendimento da cultura local e da fauna e flora das regiões polares, foram realizadas diferentes atividades que promoveram o protagonismo e a experimentação. Foram abordadas as características dos animais polares, o modo de ser e de viver de outros povos, os fenômenos da natureza, o aquecimento global e a preservação do meio ambiente, entre outros, buscando despertar e promover ações e reflexões que valorizem o interesse e o respeito às particularidades dessas regiões. Uma das atividades de encerramento do projeto foi uma sessão com o filme Happy Feet.
Nível 5C – Professora Luiza Oliveira
O projeto Esportes das Olimpíadas, da turma N5C, foi desenvolvido a partir do interesse das crianças. Inicialmente, uma votação com argumentações elegeu o tema esportes e, após, com algumas sugestões da turma, o foco foi direcionado para as Olimpíadas. As crianças conheceram a história dos Jogos Olímpicos, visitaram a sede do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin no Parque Esportivo da PUCRS. Também vivenciaram algumas modalidades esportivas como o atletismo, o futebol, o surfe, a ginástica e o ciclismo. A partir de questionamentos iniciais, como “Onde o esporte é realizado?”, “Qual a roupa especial que o atleta usa?”, “Quais as regras?” o grupo elaborou hipóteses e pesquisou com os colegas e com a família sobre cada um dos esportes. Para concluir o projeto, foi realizada uma oficina com o setor de Tecnologia Educacional, utilizando os óculos de realidade virtual para vivenciar algumas modalidades esportivas ao lado de atletas.
Nível 5D – Professora Sabrina Rosa
O projeto Esportes do mundo, do N5D, foi explorado por meio de pesquisas e práticas das diferentes modalidades esportivas. As crianças trouxeram materiais para complementar com o cantinho do projeto, participaram de rodas de conversa com alguns atletas e medalhistas; visitaram a Sociedade Hípica Porto Alegrense para uma pesquisa sobre o Hipismo. Ao longo das atividades, foram vivenciando os desportos, como Skate, Golfe, Futebol, Vôlei, Ginástica, entre outros. Foram, também, ao Laboratório de Biologia, onde aprenderam sobre o corpo humano e a musculatura. Receberam a visita da Nutricionista do Colégio para falar sobre alimentação saudável e prepararam vitaminas. Como encerramento do projeto, as crianças confeccionaram junto com suas famílias, um troféu com materiais de descarte criativo e apresentaram aos colegas durante o momento de roda.
Nível 5E – Professora Danielle Wertonge
O N5E desenvolveu o projeto Bichinhos de Jardim. O estudo foi voltado às peculiaridades desses pequenos animais:hábitos alimentares, como nascem, como se locomovem, são ou não venenosos, a importância de cada ser vivo para a natureza, entre outros aspectos, o que, de acordo com a professora da turma, oportunizou novas aprendizagens, contemplando os diferentes campos de experiência. A pesquisa também promoveu a reflexão acerca do papel das crianças como agentes de mudança e preservação no ambiente, desenvolvendo o cuidado e uma conscientização ecológica. Como encerramento do semestre, as crianças participaram de uma Festa do Pijama e viram um trecho do filme Vida de Inseto.
Nível 5F – Camila Klarmann
O projeto Encantos do fundo do mar, da turma N5F, surgiu a partir do levantamento de ideias e sugestões das crianças, em que um dos assuntos mais falados pelo grupo foram as vivências da praia, das memórias das férias e principalmente dos banhos de mar. Ao longo do semestre, foram realizadas pesquisas e vivências que favoreceram as curiosidades e questionamentos, possibilitando que a turma ampliasse seus conhecimentos a respeito desse assunto, entendendo como vivem as diferentes espécies e a importância de cada uma. Para a conclusão do projeto, as crianças brincaram de uma tarde na praia: vestidas a caráter e com acessórios, brincaram no circuito motor preparado pela recreação.
Nível 5G – Professora Cristine Peixoto
O projeto Mundo animal, do N5G, partiu da curiosidade e do encantamento das crianças pela natureza e pelos animais. Entre as questões que a turma buscou responder, a partir da pesquisa, da confecção de animais com materiais diversos, dos passeios pelos ambientes naturais da escola e de outras propostas, estão: “As tartarugas marinhas como vivem no mar? ”;“O lagarto é igual a lagartixa? ”“Qual a comida de cada animal”; “Todos os animais têm em tudo que é parte do mundo? ” “Os ossos dos animais são diferentes dos nossos? “O que os bichos do mar fazem?”. No encerramento do projeto, foi realizada uma roda de conversa sobre as descobertas realizadas.
Confira algumas imagens do semestre: