Ao longo do mês de julho e agosto, o Colégio Farroupilha promoveu algumas atividades pedagógicas referentes aos 200 anos da Imigração Alemã. As crianças da Educação Infantil e os estudantes dos Anos Iniciais, puderam aprender, de forma lúdica e divertida, um pouco mais sobre os imigrantes alemães, como chegaram ao Brasil, seus costumes e cultura.
Educação Infantil
As crianças da Educação Infantil participaram de atividades como, exploração de símbolos, objetos, costumes, bandeira e história da Alemanha, bem como a culinária do país. As oficinas de Pretzel, cuca e chimia de frutas exploraram um pouco sobre as comidas típicas da Alemanha, proporcionando uma imersão das crianças na cultura alemã.
Em uma aula no Memorial, elas exploraram o livro que conta a história do Colégio e estudaram sobre a bandeira do país, suas cores e significados. Em outra atividade, compararam a bandeira da Alemanha com a do Rio Grande do Sul e estudaram, também, sobre a distância entre os países através de uma aula exploratória do Globo Terrestre.
Para estudarem sobre as músicas e danças folclóricas, participaram da August Fest, com danças de roda no ritmo das bandinhas e confeccionaram o chapéu de papel alemão. Também aprenderam sobre as vestimentas típicas e brincadeiras germânicas, como cabo de força e sardines, um tipo de esconde-esconde.
Além disso, as crianças também receberam Frau Schaefer, auxiliar de ensino do Centro de Línguas, que junto com a professora de Inglês, Miss Aura, apresentou os membros da família em alemão.
Anos Iniciais
Os estudantes dos Anos Iniciais também participaram de atividades relacionadas ao bicentenário da imigração alemã, explorando a cultura do país através de brincadeiras típicas, culinária, vestimentas e costumes.
No 1º ano, os estudantes aprenderam sobre algumas brincadeiras, relacionando os nomes em alemão e português. Além disso, a professora de alemão participou das aulas de educação física, fazendo relações com as brincadeiras sugeridas e apresentando a língua de maneira lúdica. Nas aulas de artes, a professora conversou sobre a origem alemã dos relógios “cuco” e, posteriormente, os estudantes confeccionaram seus próprios relógios de e.v.a, tinta, dobraduras e recortes.
As turmas do 2º ano conheceram as casas do estilo Enxaimel, construções tradicionais na origem alemã. Utilizando tiras de papel colorido para simular as hastes de madeira, os estudantes confeccionaram uma maquete inspirada neste estilo
Nas aulas de geografia e história do 3º ano, os estudantes aprenderam algumas curiosidades sobre a imigração alemã e construíram um mapa conceitual com as heranças do bicentenário encontradas no Colégio.
Os estudantes do 4º ano aprenderam sobre os diferentes elementos e contextos históricos que implicaram na vinda dos imigrantes alemães para o Brasil, especialmente para o Rio Grande do Sul. Para entenderem mais sobre a história do Colégio, também realizaram uma visita ao Memorial, na qual tiveram uma aula com a professora Alice Rigoni.