Sarah Lloyd e Christopher Jarvis, professores pesquisadores da Universidade de Oxford, estão em Porto Alegre, a convite do Farroupilha, para participar de atividades no Colégio durante essa semana.
Sarah e Chris atuam no Museu de História Natural da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Além de manter um acervo com 4,5 milhões de espécimes, a instituição impulsiona pesquisas e se compromete em estimular o ensino da ciência na sociedade. Sarah é chefe de Educação do setor de Engajamento Público, e Chris é diretor de Educação para escola primária e adultos.
A programação dos professores inclui atividades com educadores e estudantes. Na noite de quarta-feira (27), eles dialogaram com educadores do Colégio Farroupilha e contaram sobre o trabalho que desenvolvem em Oxford, tanto para a formação de professores quanto de estudantes que visitam o museu.
“A pesquisa, além de fazer parte da Base Nacional Comum Curricular, é uma necessidade de qualquer instituição de ensino. Poder aproximar professores do nosso Colégio de professores tão qualificados em relação à pesquisa é algo que nos encanta. Por isso, ficamos muito felizes com a presença do Chris e da Sarah, que puderam provocar a curiosidade também dos nossos docentes com relação a toda metodologia de ensino e à metodologia de pesquisa, tão necessária para a formação de nossos estudantes”, afirma a Diretora Pedagógica do Colégio Farroupilha, Marícia Ferri.
Na quinta (28) e sexta-feira (29/9), Sarah e Chris participaram de atividades com estudantes do 6º ano dos Anos Finais das unidades Três Figueiras e Correia Lima. Os professores visitaram a sala temática de Alice no País das Maravilhas, ambientada com produções feitas pelos jovens. As turmas, que realizaram a leitura da obra de Lewis Carroll neste trimestre, puderam dialogar com os pesquisadores, em inglês, sobre o universo literário de Alice, além de curiosidades sobre o museu. Lewis Carroll era um visitante regular do Museu de Oxford, que conta com uma área dedicada a esse clássico da literatura. No ano passado, Chris já havia conduzido uma aula virtual com os estudantes do 6º ano.
Luciane Calcara, Gerente do Centro de Cambridge e Línguas Adicionais do Colégio Farroupilha, destaca que “Não apenas os nossos estudantes tiveram a oportunidade de conversar com a Sarah e o Chris e se interessar por Alice no País das Maravilhas e também pelo Museu de Oxford, mas também tiveram a oportunidade de vivenciar o valor de falar uma língua estrangeira para comunicar suas ideias”.
No sábado (30), Sarah e Cris participam das Mostras Farroups 2023, que reúnem a 16ª edição da Mostra do Conhecimento e a 18ª edição da Mostra do Conexão Ciência, que ocorrerão na unidade Três Figueiras, com a participação também de estudantes da unidade Correia Lima. Os pesquisadores participarão de algumas bancas de projetos dos estudantes do Ensino Médio, que serão apresentadas em inglês.
Conexão Ciência
O Conexão Ciência, programa de Iniciação Científica do Colégio Farroupilha, envolve estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Com temáticas variadas, de acordo com as curiosidades de cada grupo, o Conexão Ciência produz centenas de pesquisas científicas anualmente. O programa tem como principal objetivo oferecer aos estudantes um contato sistemático com a pesquisa científica. Por meio dele, são desenvolvidas capacidades investigativa, reflexiva e crítica, além da produção e da difusão de conhecimentos.
Em grupos, os estudantes definem um tema de pesquisa e são acompanhados, ao longo do ano, por professores orientadores. Uma das novidades para 2023 é a presença de co-orientadores da UFRGS. Além dos encontros de orientação, os estudantes participam de uma banca de qualificação e apresentam os resultados de suas pesquisa na Mostra Farroups.
Algumas das pesquisas desenvolvidas no Farroupilha participam de eventos externos, como o Salão UFRGS Jovem, o Espaço Jovem Cientista da PUCRS, a Mostratec, a Obsma/Fiocruz e a Febrace. Em 2022, quatro projetos de pesquisa do Colégio foram premiados no Espaço Jovem Cientista, dois na Mostratec e um na Fiocruz.
Imprensa
O assunto foi destaque na imprensa. Clique nos links para saber mais.