Com o objetivo de criar experiências para educadores e estudantes, além de compartilhar oportunidades para os porto-alegrenses, o Colégio Farroupilha passou a integrar a comunidade do Instituto Caldeira. A cerimônia de boas-vindas ocorreu no dia 5 de maio, sexta-feira, na sede do Instituto, e contou com a presença da Diretora Pedagógica, Marícia Ferri, e da Assessora Pedagógica, Marília Dal Moro.
“Ao oficializarmos a nossa participação neste ecossistema que é a comunidade do Caldeira, reforçamos a nossa preocupação constante em fomentar iniciativas que gerem impacto positivo – tanto para a nossa cidade quanto para o nosso estado”, destaca Marícia.
A Diretora salienta, ainda, que o relacionamento do Instituto Caldeira com o Colégio Farroupilha já existe há dois anos. “Já tínhamos um termo de cooperação com o Instituto desde 2021, o que proporcionou experiências para toda a comunidade escolar. Inclusive, participamos do Programa Nova Geração, voltado para alunos de escolas públicas e, também, para estudantes bolsistas de escolas privadas. O projeto oferece aos participantes diferentes trilhas relacionadas à tecnologia e, além de promover novas aprendizagens, amplia as possibilidades de ingresso no mercado do trabalho”, ressalta.
O onboarding foi ministrado pelo CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, que deu boas-vindas aos novos membros e contou um pouco da história do hub, localizado no 4° Distrito. “Nossa história começou com 42 empresas em 2020. Somos um caldeirão de oportunidades e uma teia que permite o desenvolvimento de muitas ferramentas. Acreditamos que a nova economia é um tripé que ancora em novas tecnologias, novas formas de gestão e novos modelos de negócios. Tecnologia não é fim, mas um meio de solucionar demandas da sociedade”, afirma Valério.
O evento proporcionou aproximações entre as empresas e organizações presentes, que visam desenvolver atividades futuras em conjunto.
Programa Nova Geração
O programa é realizado pelo Instituto Caldeira em parceria com a Amazon Web Services (AWS), o Google, a Microsoft, a Oracle e a Salesforce, e com apoio das secretarias de Educação e de Justiça do Rio Grande do Sul. A formação é voltada para as áreas de Programação, Gestão de Vendas, Marketing Digital, Ferramentas de Trabalho ou Computação na Nuvem e contempla jovens de 16 a 24 anos de escolas públicas ou estudantes que usufruam de bolsa integral em instituições privadas.