Ao longo de 2022, os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio puderam participar de 14 Clubes e Grupos de Aprendizagem: Clube de Astronomia, Clube de Ciências, Clube de Química, GrowCube (Incubadora de Negócios), Grupo de Teatro, Grupo de Voluntariado, Clube dos Inovadores, Grupo de Relações Internacionais, Clube de RPG, Clube de Comunicação, Clube de Matemática, Grupo preparatório para o SAT, Clube de Língua Espanhola DELE e Curso Preparatório DSD.
Esses Clubes e Grupos fazem parte do currículo complementar do Colégio Farroupilha. A participação neles é gratuita, voluntária e de acordo com os interesses de cada estudante. Em 2022, a iniciativa conquistou Ouro na categoria Estudante Protagonista do Prêmio de Inovação SINEPE/RS – confira aqui.
“A ideia é que essas atividades complementares ampliem e aprofundem as experiências de pesquisas, proporcionem um ambiente adequado para o desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades socioemocionais e, também, incentivem o protagonismo dos estudantes frente a problemas da comunidade escolar e da própria sociedade”, explica a Assessora Pedagógica Marília Dal Moro.
Entre as atividades realizadas em 2022, destacam-se:
Clube de Astronomia: Observação do Céu
Em parceria com o Clube de Astronomia do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA), os estudantes tiveram, na noite de 25 de novembro, uma atividade prática de observação do céu no CMPA. Nela, realizaram estudos de mapa de céu e de localização da Lua, de planetas e de estrelas, além da comparação de magnitudes e da observação de céu em si. Os objetos avistados, à vista desarmada e com equipamentos foram: Lua, Júpiter, Saturno, Marte, estrelas, Canopus, e Betelgeuse.
GrowCube: Pitch de apresentação dos projetos
Os estudantes que fazem parte da GrowCube desenvolveram, ao longo de todo o ano, seus projetos de negócios. Em junho, apresentaram os seus projetos para uma banca de avaliadores, composta por Paulo Gil, fundador do Triider, aplicativo para contratação de serviços domésticos gerais, e Gabriel Machado Xavier, ex-aluno do Colégio Farroupilha e um dos fundadores do Mobo, aplicativo com cupons de descontos em restaurantes. Na ocasião, cada grupo teve 10 minutos para expor sua proposta e, depois, pode ouvir os comentários e esclarecer as dúvidas da banca.
Grupo de Teatro e Clube de Teatro: Palco Farroupilha
No Palco Farroupilha, evento que aconteceu entre 7 e 14 de outubro, os estudantes do Clube de Teatro dos Anos Finais e do Grupo de Teatro do Ensino Médio subiram ao palco do Auditório e apresentaram peças relacionadas a obras lidas pelos estudantes ao longo do ano letivo. “Sofia e Otto conhecendo Porto Alegre” foi o espetáculo apresentado pelo Clube de Teatro dos Anos Finais para as turmas 3º do ano. Já o Grupo do Ensino Médio apresentou uma adaptação da obra “O Pequeno Príncipe” para os estudantes do 5º ano. Além disso, ao longo do ano, os estudantes participaram de eventos como a Festa do Caderno dos Anos Iniciais, o Inteligência Coletiva, o Festival de Cinema de Línguas Estrangeiras e a Festa de Encerramento do 3°ano.
Grupo de Voluntariado: Revitalização de biblioteca de escola pública
Entre as ações realizadas pelo Grupo de Voluntariado em 2022, está a revitalização da biblioteca da Escola Estadual Prof. Luiza Teixeira Lauffer, que fica localizada no bairro Rubem Berta e atende o Ensino Fundamental. Nos dias 26 de outubro e 11 de novembro, o Grupo limpou e reorganizou o local. “Participar dessa ação foi bastante gratificante, conseguimos reconhecer nossos privilégios e entender que devemos ajudar aqueles que têm menos condições. Assim como uma biblioteca é importante para nós no Farroupilha, as crianças dessa escola pública também merecem ter um ambiente para leitura”, destaca a estudante Maria Laura Rosolen.
Grupo de Relações Internacionais (GRI): Farroups MUN
Entre os dias 28 e 29 de outubro, os estudantes do GRI – Grupo de Relações Internacionais do Colégio Farroupilha promoveram a terceira edição do Farroups MUN. O evento reuniu cerca de 60 estudantes de diferentes escolas, além de ex-alunos do Farroupilha que hoje estão na universidade. No Farroups MUN, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar o papel de diplomatas, ao representar um país em debates sobre temas previamente definidos e estudados. Ao final das discussões, a proposta era chegar a soluções conciliadoras aos problemas discutidos.
Clube de RPG: novidade de 2022
Criado em 2022 por iniciativa dos estudantes Daniel Kroeff, Gabriel Marcondes, Filipe Dantee e Vitor Feijó, o Clube de RPG permite que os participantes interajam com os diferentes conteúdos escolares em um tabuleiro de RPG (sigla para Role Playing Game, ou Jogo de Interpretação de Papéis). No dia 21 de novembro, o Clube realizou uma atividade de encerramento do ano letivo que contou com sessões de jogos, TedTalks dos educadores responsáveis pelo Clube, Samuel Fraga da Silva e Edgard Kretschmann, sobre RPG na Educação, além de palestras com convidados: Karen Soarele (Mestra em Escrita Criativa pela PUCRS; Finalista do Prêmio Jabuti, escritora oficial de Tormenta e do Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu), palestrou sobre os caminhos para se tornar uma escritora de fantasia; e Guilherme Svaldi, editor-chefe da editora Jambô, falou sobre a importância da valorização dos artistas locais e do cenário do RPG no Brasil.
Clube de Comunicação: visita à RBSTV
Além das produções de fotos, textos e vídeos nos encontros quinzenais, o Clube de Comunicação participou da cobertura de alguns eventos do Colégio, como a FarroupsTECH, e produziu uma edição do jornal Clarim. Entre as atividades do Clube neste ano, destaca-se a visita à RBSTV, na qual os estudantes puderam conhecer todo o processo de criação de um telejornal: da produção da pauta à entrada ao vivo, visitar os diferentes espaços da emissora, e conversar com profissionais que lá trabalham, como o Gerente de Jornalismo Digital, Rodrigo Müzell, e a Supervisora da Central de Atendimento ao Público, Rosangela Angrizani.
Grupo preparatório para o SAT
No decorrer do ano, os estudantes do Grupo preparatório para o SAT (Scholastic Aptitude Test) treinaram para a execução da prova, que é cronometrada. Assim, em mais de uma ocasião, realizaram etapas da prova com o tempo real exigido. Com isso, treinaram não só o conhecimento da língua inglesa e raciocínio matemático, como também aprenderam a trabalhar sob pressão, dentro do prazo estabelecido. O resultado de cada um foi calculado utilizando o mesmo critério de avaliação do College Board, entidade responsável pela aplicação do teste. Após a correção, os próprios alunos foram convidados a explicar para os colegas de que forma, ou seguindo qual raciocínio, obtiveram as questões corretas, fazendo com que o trabalho do clube fosse desenvolvido, sempre com a participação de todos.
Clube de Ciências
Em parceria com a Faculdade de Biociências da PUCRS, o Clube de Ciências explorou diferentes temáticas conforme o centro de interesse dos clubistas inscritos: comparação entre répteis (especialmente serpentes), analisou biomas e conheceu espécies de plantas e animais endêmicos, realizou coleta e microscopia de bactérias positivas para a saúde do solo, explorou a temática do Halloween com classificação de aranhas e morcegos, observou as partes de um olho somada à discussão sobre transplantes de córnea, fez tipagem sanguínea e reconheceu a importância da doação de sangue e tecidos, dentre outras tantas atividades experimentais. Ainda pode-se destacar que todos estudantes desenvolveram, em pequenos grupos, projetos de pesquisa que foram inscritos em feiras externas (Salão UFRGS Jovem e Espaço Jovem Cientista da PUCRS), com problemas de pesquisa delimitados pelos próprios clubistas.
Clube de Matemática
No decorrer do ano letivo, os integrantes do Clube de Matemática desenvolveram habilidades além das previstas na matriz curricular da escola, mediante experiências que se utilizaram da história da matemática, da resolução de problemas, de recursos digitais e do trabalho colaborativo. Mas foi no último trimestre que o protagonismo discente ganhou mais destaque, uma vez que os próprios clubistas criaram, para aplicarem com seus colegas, oficinas que unissem conhecimentos teóricos com práticos, por meio de desafios matemáticos. A diversidade de ideias apresentadas, bem como a ludicidade envolvida e o engajamento de todos ficaram evidentes, em virtude dos clubistas se mostrarem intrigados e curiosos com as propostas dos colegas, envolvendo-se nas atividades que, em sua maioria, abordaram problemas de lógica.
Clube de Química
O Clube de Química é um ambiente que propicia a investigação através da realização de experimentos e discussões acerca dos resultados obtidos, explorando as diferentes temáticas que envolvam a Ciência sob diferentes olhares. Neste ano as atividades foram desenvolvidas a partir da temática: reações químicas do cotidiano. Uma atividade muito significativa foi A Química do chocolate, na qual os clubistas puderam estudar sobre as substâncias químicas contidas no chocolate, o seu processo de fabricação, construção de modelos moleculares das substâncias responsáveis pela sensação de “felicidade”, realização de testes de palatabilidade com amostras de chocolate com diferentes intensidades de cacau e para finalizar foram produzidos ovos de Páscoa.
Língua Espanhola DELE
Durante todo o ano, os alunos realizaram muitas atividades para aperfeiçoar as 4 habilidades avaliadas no exame. (Compreensão auditiva, expressão oral, produção escrita e interpretação de textos). Porém, foi no início do segundo semestre que eles receberam dois professores do Instituto Cervantes, e realizaram um simulado muito semelhante à prova que iriam realizar. Eles gostaram muito e ficaram mais confiantes quanto ao seu desempenho na prova oral.
Curso Preparatório DSD: Sprachcamp
Uma das atividades mais significativas desenvolvidas com o grupo do DSD I B1 foi o Sprachcamp, realizado durante a Semana da Língua Alemã 2022. Nessa atividade, estudantes candidatos à realização da Prova de Proficiência B1, compartilharam seus conhecimentos no idioma com alunos da escola Pastor Dohms, em uma divertida e amistosa competição, com muitas trocas e aprendizado entre os participantes. Estabelecer essa parceria com outra escola, que também aplica esses testes, proporcionou aos estudantes a dimensão do quanto já se aprendeu durante essa caminhada de preparação para o DSD I no Clube.
Clube dos Inovadores
O Clube propicia que os estudantes do 6º e 7º ano criem e implementem uma rotina de experimentações, testes e conteúdos didáticos envolvendo as diferentes áreas do conhecimento para que, com uso de conceitos e métodos de pensamento computacional, inteligência artificial, mecânica, eletrônica, informática e redes sociais, desenvolvam e prototipem soluções para problemas da sala aula ou da sociedade. Uma atividade marcante para os estudantes este ano foi a participação na Mostra de Inovação e Tecnologia do Colégio Farroupilha (MiTech), em que apresentaram três projetos, sendo eles: Jogos do conhecimento: de volta ao estudo, Music Books e Entre as portas da literatura.