O erro é meu amigo
Ajudar os estudantes a entender o erro como um importante aliado no processo de aprendizagem é o objetivo do e-book “O erro é meu amigo”, escrito pela professora de Tecnologia Educacional e Computação, Margarete Santos, em parceria com a professora da PUCRS, Lúcia Giraffa. Na semana iniciada em 3 de abril, Margarete contou a história do livro – disponível aqui para download gratuito – para os estudantes, que, depois, puderam interagir com um dos personagens da história, o RoPE (Robô Programável Educacional).
“O contato com o RoPE promove o desenvolvimento de diferentes habilidades, como as técnicas, uma vez que ao montar o robô, os alunos aprendem conceitos fundamentais de robótica, como sensores, motores e programação; a criatividade, uma vez que o robô é personalizável e permite às crianças criar novas funcionalidades; e as sociais, como comunicação, colaboração e resolução de conflitos, já que tudo é realizado em equipe”, explica a professora Margarete.
Tabuleiro humano e lúdico
Já na semana iniciada em 10 de abril, o desafio nas aulas de TEC foi realizado em duplas: um colega deveria orientar o outro, de olhos vendados, a andar em cima de um tabuleiro disposto no chão.
“Foi uma forma lúdica e desafiadora de desenvolver habilidades importantes para os estudantes, como a orientação espacial, a percepção sensorial, a concentração, a coordenação motora, o trabalho em equipe e a confiança em si mesmo”, explica a professora Margarete.
Além disso, foram desenvolvidas habilidades relacionadas ao pensamento computacional: decomposição, que consiste em quebrar o problema em partes menores e mais simples; algoritmos, as instruções dos colegas era algoritmos (sequência de passos lógicos para chegar a um objetivo); abstração, já que o estudante precisa abstrair a ideia de estar em cima de um tabuleiro e se deslocar em direções específicas, independente do ambiente ao seu redor; e resolução de problemas, que diz respeito ao desafio em si.