1

AMBULATÓRIO ESCOLAR

Promoção da saúde

O Ambulatório Escolar, presente na instituição há mais de 30 anos, tem atuação ampla no que se refere à prevenção de doenças e à promoção da saúde. O setor é composto por enfermeira e técnicas de enfermagem que prestam o primeiro atendimento e, quando necessário, encaminham as ocorrências para a Unimed, via convênio com o programa SOS Unimed. Toda a vez que o estudante é atendido pelo Ambulatório Escolar, a família recebe o registro e o detalhamento pelo Portal dos Pais e aplicativo.

Atualização da ficha de saúde

A família deve enviar um e-mail ao Ambulatório (ambulatorio@colegiofarroupilha.com.br) com as informações a serem alteradas na ficha de saúde. Caso seja necessária alguma conduta específica pela equipe de enfermagem, é preciso que a solicitação seja feita mediante agendamento de horário. Além disso, as atualizações de vacinas também devem ser comunicadas.

Administração de medicamentos

Qualquer medicação (antitérmicos, analgésicos, antibióticos, anti-inflamatórios, antialérgicos, entre outros) só pode ser administrada mediante apresentação da receita médica atualizada, conforme recomenda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Os medicamentos deverão ser providenciados e entregues pela família, em suas embalagens originais, e só serão manipulados durante o período descrito na receita. Quando possível, pedimos à família que evite a administração de medicamentos durante o horário escolar, a fim de não comprometer as atividades educativas. O Ambulatório não conta com estoque de remédios, por isso toda e qualquer medicação deverá ser levada pelo estudante (ou entregue pelos pais, no caso de estudantes menores), juntamente com sua receita. Por questões de segurança, não orientamos deixar os medicamentos nas mochilas, portanto é fundamental que, ao chegar à escola, o estudante já os leve para o Ambulatório.

Atestados médicos

Os atestados médicos* devem ser entregues para o professor responsável da turma (Educação Infantil e Anos Iniciais) ou para os auxiliares de coordenação (Anos Finais e Ensino Médio).

* Exceto para doenças infectocontagiosas.

Doenças infectocontagiosas

Na presença de sinais/sintomas de alguma doença, o aluno deve ser afastado do ambiente escolar para avaliação médica. Além disso, deve haver a comunicação do ocorrido e a entrega de atestado ao Ambulatório. Nos casos de suspeita ou confirmação de contaminação por coronavirus, o Colégio possui um protocolo específico, que pode ser acima.

Urgências e emergências

O Colégio conta com a cobertura do SOS Unimed para urgências durante o período de atividades escolares em Porto Alegre. O procedimento adotado pela equipe será de promover o atendimento inicial, entrar em contato com a família e acionar a Unimed para as devidas providências, zelando sempre pela saúde do estudante. Em diferentes pontos do Colégio, a comunidade escolar encontra placas com o número de atendimento da Unimed (0800-7070-007). O contato só deve ser feito na ausência da equipe do Ambulatório e em casos de urgência e emergência.

Contatos

A equipe da Central de Relacionamento do Colégio Farroupilha é responsável pelo processo de atendimento às famílias que tem interesse em efetuar a matrícula na instituição: ela recebe as demandas, monitora e acompanha o relacionamento da escola junto a essas famílias, incluindo o agendamento para entrevista pedagógica e a visita guiada, além do agendamento da matrícula do novo estudante.

Ambulatório

51 3455-1812

51 3455-1825

51 98043-0820

Biblioteca

51 3455-1817

51 98036-9178

Centro de Cambridge 

51 3455-1823

51 98110-1951

Central de Relacionamento

51 3455-1891

51 3455-1889

Comunicação e Marketing

51 3455-1878

Educação Infantil

51 3455-1819 (Berçário, Níveis 1 e 2)

51 3455-1813 (Níveis 3 e 4)

 

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

51 3455-1811

Ensino Fundamental - Anos Finais

51 3455-1807

Ensino Médio

51 3455-1808

Financeiro

51 3455-1898

Gestão de Serviços Educacionais

51 3455-1837

51 99341-3424

Memorial Escolar

51 3455-1875

Recepções

51 3455-1860 | Administrativa - Prédio B

51 3455-1809 | Prédio D

51 3455-1816 | Alunos - Prédio A

51 3455-1873 | Berçário - Prédio B

51 3455-1877 | Jardim - Prédio C

Secretaria 

51 3455-1805 51 3455-1846

51 3455-1844 51 3455-1888

A Ouvidoria do Colégio Farroupilha é um canal que recebe, examina e encaminha, aos setores competentes, sugestões, críticas e elogios com o objetivo de aperfeiçoar os processos administrativos e pedagógicos da instituição.

O Canal de Integridade do Colégio Farroupilha é um espaço para formalização de relatos sobre condutas alheias ao Código de Conduta e Convivência. Por meio dele, todos os membros da comunidade escolar, além do público externo, podem realizar, de forma anônima ou identificada, o registro de informações com foco na prevenção de condutas antiéticas, como por exemplo: assédio moral, desvios/uso irregular de materiais, discriminação, ameaça, desvio de função, falha em auditoria ou controles internos, favorecimento, conflito de interesse, retaliação, vazamento de dados e uso indevido de imagem. O Canal de Integridade é administrado por uma empresa externa, a Legal Ética, e integra o Programa de Compliance do Colégio.

Top Sul Uniformes

51 3333-3131/ 3019-2387     51 98531.0463

www.topsuluniformes.com.br/colegio-farroupilha
Loja container localizada no estacionamento da unidade Três Figueiras.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30 (sem fechar ao meio dia)

Bar do Zé

 51 3334-0877 51 99155-9227

ze@zedobar.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Kawhen Uniformes

  51 99986-0766

www.kawhenuniformes.com.br
Rua Carlos Huber, 281
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h sem fechar ao meio dia e aos sábados, das 8h30 às 13h.

La Brunita

 51 3316-1315 51 98907-3785

labrunita@labrunita.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Clip Três Figueiras

 51 3307-6377 51 98034-9789
 51 3307-6370

farroupilha@livrariaindependencia.com.br
De segunda a sexta-feira, das 9h às 14h e das 15h às 19h.

Saúde no Copo

51 98323 4903 / 51 99590 7092

snctresfigueiras@saudenocopo.com.br
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h

O serviço terceirizado de transporte escolar é oferecido aos estudantes por motoristas organizados em cooperativas que atendem a diferentes bairros de Porto Alegre. A escolha pelo motorista é de responsabilidade das famílias.