Os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, realizaram uma atividade interdisciplinar que promove a autonomia e o protagonismo dos alunos através do aprendizado de uma tarefa simples do dia a dia: como colocar o cadarço e amarrar o tênis.
Através de um grupo de estudos, os professores identificaram que, neurologicamente, os alunos só estão prontos para esta atividade aos 8 anos de idade. Por isso, durante o ano foram realizados diversos exercícios de motricidade fina, como, por exemplo, aprender a segurar o lápis para e qual a força necessária para desenvolver o desenho da letra cursiva. Segundo a professora do Ensino Fundamental, Carla Schwingel, depois destas atividades preparatórias, os estudantes estariam aptos a colocar os cadarços e amarrar os tênis no último trimestre do ano.
Foram utilizadas diferentes técnicas de aprendizagem, como um molde de tênis de madeira para que conseguissem exercitar. Aos alunos que já haviam aprendido, ficou a tarefa de ajudar os colegas, promovendo o protagonismo das crianças em ensinar.