Os estudantes da 2ª série do Ensino Médio participaram de um projeto instigante, que uniu aprendizado linguístico e conscientização sobre saúde mental. A atividade teve como objetivo aprimorar as habilidades em Língua Espanhola, além de ampliar o vocabulário relacionado à saúde física e mental. O tema central do trabalho foi “O Estresse no Contexto Escolar”, buscando explorar as causas, complicações e estratégias de enfrentamento desse desafio no ambiente escolar.
Cada aluno criou um vídeo curto, no formato de Reels, abordando:
• As causas do estresse escolar;
• As complicações associadas ao estresse;
• Formas eficazes de lidar com o estresse.
Para garantir o desenvolvimento completo da atividade, os vídeos deveriam:
• Ser narrados em espanhol, com o aluno aparecendo em pelo menos um momento;
• Incluir vocabulário pertinente à saúde física e mental;
• Apresentar ao menos um dado científico relevante.
Com essa proposta, as professoras de língua espanhola, Juliana Morosino e Margarita Queirolo oportunizaram não apenas o desenvolvimento da fluência dos alunos em espanhol, mas também fomentaram a criatividade e a capacidade de análise crítica sobre questões de saúde mental. “O trabalho foi uma oportunidade para os alunos explorarem formas inovadoras de comunicação, com o uso de elementos visuais e técnicas de edição de vídeo para enriquecer suas produções”, destacou a professora Juliana.