Um dos valores do Colégio Farroupilha pode ser percebido nas duas últimas semanas através do trabalho voluntário de toda a comunidade escolar. No início de maio, o Rio Grande do Sul começou a viver o que seria o pior desastre climático da sua história, desabrigando e desalojando milhares de famílias do interior do estado, Região Metropolitana e, inclusive, de Porto Alegre.
Em um estado de comoção e solidariedade, a Diretora Pedagógica do Colégio, Marícia Ferri, juntamente com o Grêmio Estudantil Farroupilha, GEF, e o Grupo de Voluntariado, deram início à Campanha de Doação para os afetados. No entanto, o que começou de forma tímida, rapidamente tomou proporções muito maiores e mobilizou toda a comunidade escolar. Diversos estudantes, pais, educadores e ex-alunos, trabalharam de forma voluntária durante todo o período. Organizados em setores, cada grupo de trabalho ficou responsável pela triagem, organização, controle de estoque e distribuição das doações.
Ao todo, mais de 100 instituições receberam donativos oriundos da campanha do Farroupilha, desde abrigos emergenciais até hospitais. Para contemplar os lugares mais remotos e de difícil acesso, o Campão do Colégio se tornou um heliponto, chegando a fazer, em um mesmo dia, até oito voos diferentes. Através desta iniciativa, regiões como Vale do Taquari, Eldorado do Sul, Guaíba, Canoas, São Jerônimo, Muçum e Lajeado tiveram acesso a suprimentos básicos como, água potável, cestas básicas, agasalhos, itens de higiene pessoal e medicamentos.
Parte das doações recebidas também foram enviadas para a Sede Campestre do Colégio Farroupilha, localizada em Viamão, que está atuando como abrigo temporário para diversas famílias, chegando a abrigar cerca de 50 pessoas até o momento. Colchões, roupas de cama, itens de higiene pessoal, roupas e brinquedos foram levados até a Sede para proporcionar o melhor ambiente possível para os desabrigados, que seguem recebendo auxílio por parte dos voluntários, inclusive de enfermaria e alimentação.
Atuando fortemente na questão humanitária da enchente, o Colégio Farroupilha se tornou referência de solidariedade e trabalho social, sendo procurado para auxiliar na implementação do 1º abrigo emergencial exclusivo para idosos. Com a contribuição de 36 colchões, roupas de cama, cobertores, travesseiros, toalhas e itens de higiene, o Colégio ajudou na montagem e organização do espaço, além de entregar uma cartinha, feita pelos estudantes dos Anos Iniciais, para cada um dos idosos residentes.
A partir de agora, o Colégio segue atuando na distribuição das doações e na mobilização da Campanha Farroupilha Ajuda, destinada aos profissionais da educação que foram fortemente afetados pela enchente. A solidariedade Farroupilha que foi, inclusive, notícia nacional, é um dos valores ensinados diariamente aos estudantes e praticado por toda a comunidade escolar.