É possível “ver” um metro cúbico? No Colégio Farroupilha, sim. Objetos dispostos em alguns locais da escola e uma área a céu aberto com tobogã, escorregador, escadas e árvores ajudam a compreender grandezas e medidas sob um novo olhar. A novidade – pensada para desenvolver habilidades da matriz curricular de diferentes anos da Educação Básica –, chama-se Laboratório Natural de Medidas, inaugurado oficialmente na manhã de segunda-feira, 9 de outubro.
“O aprendizado precisa transbordar os muros da sala de aula. Se a escola inserir, fora desse espaço, objetos em que o aluno se depara com algo que o leva a aprender, pode ser feita uma transposição na vida: quando eu estou no mundo, eu observo a natureza com olhos de ver”, diz o professor do Laboratório de Física da instituição, Gentil Bruscato, um dos responsáveis pelo projeto, juntamente com a professora de Matemática, Alessandra Dornelles.
Se certos conceitos ficam muito na imaginação, como “o que é um metro cúbico?”, agora o Colégio possibilita que os alunos fiquem à frente de um objeto que o representa, sendo este um dos destaques da nova abordagem.
“Um metro cúbico é uma unidade de medida, uma grandeza, a qual os estudantes trabalham a vida inteira, e muitas vezes nunca ‘viram’. Então, nós disponibilizamos um metro cúbico para os estudantes interagirem”, relata Bruscato, referindo-se ao objeto construído, cujas arestas têm todas 1 metro.
Já em uma área externa do Colégio, onde ficam um escorregador e um tobogã, algumas réguas foram instaladas em árvores e na grade, para que os estudantes possam, medir e fazer as comparações. Se uma árvore do espaço tem 4,8 metros, quanto será que tem um prédio próximo, o arbusto ao lado?
“O que mais queremos destacar com o Laboratório Natural de Medidas é que, em algumas situações, mais importante do que você querer saber, precisar uma medida, é você saber avaliar a esta medida”.
O espaço permite que os professores, de diferentes níveis de ensino, planejem intervenções pedagógicas dentro de cada série, sempre buscando que os estudantes desenvolvam autonomia, protagonismo e comprometimento com a construção de seu saber.