Os estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais participaram de atividades em sala de aula com técnicas e ferramentas para melhorar o estudo. Os encontros, realizados com as psicólogas educacionais do Colégio, Diana Leonhardt Dos Santos e Luciana Motta em conjunto com as orientadoras Rosanita Vargas e Silvia Dias, mostram como otimizar o tempo e dicas para organizar a prática do estudar em casa.
Durante a atividade, alguns estudantes trouxeram suas táticas de estudos para provas, como a Helena, que gosta de organizar o ambiente antes de começar. A Laura afirmou que repassa e lê tudo que cairá no teste e pede que o pai anote questões dos materiais impressos. Já a Ana Catarina faz resumos dos conteúdos e relê com calma.
Os hábitos citados como exemplos são positivos e, de acordo com a psicóloga educacional do Farroupilha, que cada estudante tem a sua forma de estudar. Para que o hábito de estudo seja definido da forma mais individual e assertiva possível, Diana Leonhardt Dos Santos apresentou algumas técnicas e ferramentas que facilitam o entendimento de um conteúdo.
Confira:
Mapa conceitual: crie um esquema, organizando as principais ideias e conceitos, e use setas para relacioná-los. É importante que se utilizem apenas os conceitos mais importantes do conteúdo estudado. É recomendável criar seus próprios mapas conceituais.
Leitura com régua: ao ler um livro, o texto de uma prova ou até mesmo um resumo, utilize uma régua abaixo de cada linha, para isolar a informação. Assim, garantimos menos estímulos ao cérebro que, por sua vez, pode se concentrar mais na informação e aprender melhor e de forma mais eficiente.
Leitura em 4 passos:
– Leia o texto para se familiarizar com o seu conteúdo;
– Leia perguntas relativas ao texto;
– Releia o texto, sublinhando e/ou destacando as informações mais importantes, com base nas perguntas lidas;
– Responda às perguntas, voltando às marcações do texto, sempre que necessário.
Gravação de resumos: depois de ter feito anotações mais importantes sobre o assunto estudado, releia várias vezes até que esteja familiarizado com o tema. Depois, grave uma leitura do resumo e procure ler como se estivesse explicando esse conteúdo para alguém.