Na manhã desta sexta-feira, dia 7 de julho, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio receberam uma visita diferente. Os alunos participaram de uma palestra sobre antissemitismo com o professor uruguaio e judeu Daniel Osowicki, que trabalhou por mais de quatro anos no Yad Vashem, o Museu do Holocausto de Jerusalém. O encontro foi organizado pelo Professor de Geografia e Projeto de Vida do Ensino Médio, Saul Filho.
Na palestra, Daniel Osowicki explicou conceitos de antissemitismo e informou sobre discurso de ódio e suas vertentes e consequências. O palestrante faz parte do projeto StandWithUs Brasil, uma organização não-governamental apartidária, que ensina e conscientiza sobre os caminhos de paz do Oriente Médio.
“Infelizmente há muita desinformação no Brasil e em outros lugares sobre Israel, sobre os judeus e sobre antissemitismo. Por isso é importante explicar esses conceitos e as discussões essenciais do tema para combater discursos de ódio”, alertou Daniel Osowicki.
O professor Daniel Osowicki tem mais de quatro anos de experiência como guia do Museu do Holocausto de Jerusalém. É licenciado em História e bacharel em Direito pela Universidade Católica de Quito, no Equador. Além disso, é mestre em História da América Latina pela Universidade Bar Ilan, de Israel. O professor foi indicado pela StandWithUs Brasil, representante local de organização internacional, não-governamental, de combate ao antissemitismo sediada em Los Angeles e Jerusalém, com centros educacionais em Nova York, Londres, Toronto, e São Paulo.