Os estudantes do 1° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais receberam uma visita especial na quinta-feira, 29 de junho. Lúcia Giraffa, professora da PUCRS e escritora do livro O erro é meu amigo – em parceria com a professora de Tecnologia Educacional e Computação do Colégio Farroupilha, Margarete Santos -, esteve nas salas de aula e sorteou uma edição impressa da publicação para cada turma.
A escritora entregou um pirulito de madeira dourado para cada estudante, representando uma das passagens do livro, e falou sobre a importância de errar durante a aprendizagem. “Errar é uma parte integrante da aprendizagem e o pirulito dourado é o símbolo que as crianças têm, de acordo com o livro. Eu ensino utilizando essa teoria de abordagem construtivista e essa é uma ideia fundamental, que reforça que o processo de errar é natural e deve ser valorizado em busca de um resultado certo”, destacou Lúcia Giraffa.
As professoras atuam em conjunto em pesquisas acadêmicas sobre o tema. Assim, já criaram uma série de materiais que trabalham o pensamento computacional com as crianças.