Com o objetivo de apresentar como a tecnologia e a inovação estão presentes em sala de aula e nas demais atividades escolares, o Colégio Farroupilha promoveu um encontro especial para os familiares dos estudantes nesta terça-feira, dia 27 de junho. O evento ocorreu em um dos espaços reconhecidos pelo incentivo e trabalho com a inovação, que é o Instituto Caldeira, e reuniu mais de 150 pessoas entre estudantes, familiares de estudantes e educadores da escola. Ao abrir o encontro e dar as boas-vindas aos presentes, a Diretora Pedagógica, Marícia Ferri, destacou:
“O Colégio Farroupilha promove inúmeras práticas pedagógicas que possibilitam ao estudante, em cada nível de ensino, o desenvolvimento da criatividade, do empreendedorismo e da inovação a partir da resolução de problemas. Por meio de um currículo sólido e em constante evolução, os estudantes utilizam da aprendizagem colaborativa e do pensamento sistêmico, apoiando-se em diferentes recursos tecnológicos”.
Marícia lembrou que a escola oferece diversas possibilidades para o desenvolvimento dos estudantes em todas as áreas do conhecimento.
“Fico muito feliz em ver tantos estudantes presentes participando, engajados e apresentando seus projetos. Nós ainda oferecemos muitas outras oportunidades para os nossos alunos, pois entendemos que todos devem descobrir quais são os seus talentos. Assim, a escola já oportuniza algumas experiências”, salientou.
O gerente de Tecnologia Educacional (TE), Ednei de Bem, explicou o funcionamento do setor e ressaltou projetos realizados pela equipe, formada por analistas e auxiliares.
“Temos como base o currículo do Centro de Inovação para a Educação Brasileira e a Base Nacional Comum Curricular. Neles, as habilidades estão divididas em três eixos principais, que são Tecnologia Digital, Cultura Digital e Pensamento Computacional. Nosso objetivo é desenvolver habilidades dos estudantes com o apoio de recursos tecnológicos. Estamos atentos a todas as novidades que surgem, as tecnologias emergentes. Nosso trabalho inicia no Nível 3 da Educação Infantil e vai até o Ensino Médio, respeitando as fases dos estudantes”, relatou.
Protagonismo estudantil
Voltado aos projetos dos estudantes envolvendo tecnologia e inovação, o evento contou com algumas apresentações dos jovens, que encantaram os presentes. O primeiro grupo participou do Summer Code Camp, programa de verão cocriado pela escola em parceria com a Poatek, empresa especializada em engenharia de software. Durante a formação de férias, os estudantes Rafael Garcia Garcia, Teodoro Eilert Trevisan, Anita Senh Brose, Victória Jia Ying Shen e Ana Carolina Bortolomiol Passos desenvolveram o CardioCare, sistema que prevê problemas cardiovasculares utilizando informações obtidas através de machine learning, organizando os dados para construir atributos sobre problemas cardíacos. Além disso, uma das integrantes do grupo, a Priscila Gerhardt, construiu o projeto Poatek Pebolas, com o desenvolvimento de um software para descobrir quem é o melhor jogador de pebolim do Poatek. Com a funcionalidade, criou um score que automatizou esse processo de pontos do pebolim.
Os alunos Pedro Azevedo Rodrigues, Luisa Motta Blotta, Alice Sehn Brose e Anita Senh Brose, do GrowCube, incubadora de negócios do Farroupilha, apresentaram o Healthy Corner, uma solução para a falta de informações hospitalares centralizadas . A tecnologia visa facilitar o acesso em casos de urgência, sobre níveis do banco de sangue ou se determinado hospital tem emergência pediátrica, por exemplo.
Os alunos Ana Carolina Bortolomiol Passos, Arthur Marcon Lerch, João Pedro dos Santos Hartmann, Gustavo Hebmuller, Maria Eduarda Casimiro, Laura D’Amore Streck e Maria Clara Padilha Pires, das duas equipes de robótica do Colégio Farroupilha, explicaram as diferenças entre as equipes, mostraram protótipos e robôs por eles criados e apresentaram os torneios disputados nos últimos anos. A primeira a apresentar foi a Farroubots, destinada aos estudantes dos Ensino Fundamental – Anos Finais. O grupo, criado em 2015, desenvolve a aprendizagem prática da robótica, fortalece o pensamento crítico e a resolução de problemas, e tem o ensino dividido em inovação, programação e mecânica. Os principais torneios que participam, durante o ano, são da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e a FLL – FIRST LEGO League. Já a equipe Lösungsjäger (caçadores de soluções, em Alemão), é destinada aos estudantes do Ensino Médio. Foi criada em 2021 com o objetivo de ampliar a participação em campeonatos para alunos mais velhos. O grupo se divide em marketing, programação e mecânica, e desenvolve habilidades como robótica, engenharia, trabalho em equipe, solução de problemas e delegação de tarefas.
O coordenador das duas equipes de robótica da escola, Roger Pereira, destacou a importância de mostrar esses projetos aos familiares presentes no evento.
“É satisfatório ver os estudantes atingindo o objetivo de divulgar o trabalho que eles fazem na escola. Então, é uma ótima oportunidade de mostrar os seus robôs, as suas pesquisas e os seus trabalhos para uma comunidade que não está diariamente dentro do Colégio. Esses públicos não estão acostumados com esse trabalho da robótica”, reforçou.
Clube de Comunicação
Outro grupo de estudantes que participou do evento no Instituto Caldeira foi o Clube de Comunicação. Cinco alunos, acompanhados de supervisão, realizaram a cobertura da atividade com câmera fotográfica, gravando entrevistas, fazendo cobertura multimídia e em tempo real nas redes sociais. Participaram da cobertura os estudantes Maria Eduarda Fernandes Fraga, Maria Antônia Costa Hamester, Bernardo de Carvalho Dias Cury, Nailê Cardoso Melo e Maria Luísa Miranda Tosin.
“Vi o Clube de Comunicação como uma oportunidade de conhecer a área e ver de perto como funciona, ainda mais estando no último ano da escola e queria ter novas experiências pra saber pra qual profissão seguir no futuro. A comunicação é uma das minhas áreas de interesse”, relatou uma das estudantes do Clube e da 3ª série do Ensino Médio, Maria Luísa Miranda Tosin.
Parceria com o Instituto Caldeira
O evento foi a primeira atividade realizada no Instituto Caldeira, novo parceiro institucional do Colégio. A parceria foi firmada em maio deste ano com o objetivo de criar experiências para educadores, estudantes e familiares de estudantes, além de compartilhar oportunidades para os porto-alegrenses. Mais informações aqui.