Durante toda semana, estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais realizaram atividades e levaram momentos de entretenimento para crianças, jovens e idosos de instituições de caridade da capital. As visitas fazem parte do projeto de voluntariado Tem um minuto? e as instituições visitadas foram a Ação Social de Fé, o Centro de Promoção da Infância e Juventude, a Escola de Educação Infantil Francisco Perez, a Casa Lar de Idosos (Rede Calábria) e a SPAAN.
“A atividade foi uma importante interação entre os estudantes e os públicos dessas instituições. As turmas estudam os públicos de cada espaço, escolhem temáticas e atividades e organizam os materiais para cada ação ou oficina. É uma forma de troca de conhecimento e um momento de muita diversão para todos. É um dia aguardado com expectativa pelos alunos”, afirmou uma das professoras do 5° ano, Letícia da Silva Pimentel.
Henrique Bisch é estudante do 5° ano, participou da ação na SPAAN e contou sobre a experiência. “Eu estava no grupo que levou um laboratório de ciências para os idosos. Criamos experiências e um jogo interativo com cores. Foi uma atividade bem legal e uma das moradoras gostou muito. Ficou todo tempo conosco na atividade”, afirmou. Ainda na SPAAN, as estudantes Rafaela Zignani Messinger e Helena Immig Silveira estavam no grupo que levou um spa para as idosas da instituição. “Eu cuidei de uma senhora durante toda a atividade. Fiz massagem e ela adorou! Depois, pintei a unha dela também. Gostei muito da aula e de interagir com as idosas”, afirmou Rafaela.
Os alunos ainda arrecadaram mochilas, materiais escolares, pilhas AAA, produtos de higiene, acessórios de inverno, calçados e roupas infantis em bom estado de conservação e doaram aos espaços.
Tem um minuto?
No 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os estudantes participam do Tem um minuto?, um projeto de voluntariado que busca desenvolver diferentes competências socioemocionais, como empatia e consciência social, a partir do contato com diferentes realidades. Na prática, os estudantes planejam e realizam oficinas em instituições que beneficiam crianças, adolescentes e idosos. Além disso, coletam e distribuem doações.