O Brasil é um dos dez países com mais jovens matriculados em universidades pelo mundo, somando 88 mil estudantes. O sonho de uma formação em outro país move algumas pessoas desde o início da vida acadêmica. No Colégio Farroupilha, o desejo por essa experiência recebe atenção em todas as etapas da educação.
Participar das aplicações estrangeiras não é uma tarefa simples e, por isso, a escola dispõe de um currículo complementar diverso que ajuda no processo de aplicação, assim como o Portfólio Criativo do Estudante, que documenta as participações. Além de palestras sobre as universidades e o processo de aplicação, e apoio que ocorre em todas as etapas.
Psicologia na Itália
Gabriela Bittencourt Pereira estudou no Colégio Farroupilha durante 16 anos – toda a formação escolar. Ao concluir o Ensino Médio, aplicou e foi aceita na Franklyn University Switzerland, na City University of London e na John Cabot University, em Roma, na Itália, a opção escolhida para cursar Psicologia.
Estudante do Farroupilha desde o Berçário, Gabriela aproveitou diversas oportunidades para viver o Colégio ao máximo: foi presidente do Grêmio Estudantil Farroupilha, participou do Programa Aluno Tutor, do Clube de Comunicação e dos grupos de Teatro e de Relações Internacionais. Ela também concluiu o Ensino Médio com o nível C2 Proficiency de Cambridge English, a mais alta certificação internacional de língua inglesa.
“No Colégio Farroupilha, aprendi não só matérias básicas como Português, Matemática e Biologia, mas aprendi como me tornar uma líder mais proativa e empreendedora. Essas habilidades me ajudaram muito com minha aplicação no exterior. O Colégio oferece, além das estruturas de apoio com profissionais qualificados e com conhecimento nesses processos de aplicação, oportunidades extracurriculares e intercâmbios que são muito valorizados em processos seletivos lá fora”, destaca Gabriela Bittencourt Pereira.
A experiência adquirida pelo processo fez com que a ex-aluna do Farroupilha criasse um perfil nas redes sociais com dicas para os interessados (perfil @gabiporaii). “Contando a minha história, percebi muitos brasileiros com desejo de ir para o exterior, mas sem saber por onde começar essa busca pela aprovação. Comecei compartilhando meu conhecimento e o perfil rapidamente formou uma comunidade com mais de 100 mil pessoas no TikTok. Tem sido uma experiência gratificante e mais do que ensinar, estou podendo aprender com pessoas com sonhos parecidos com os meus”, relata Gabriela, que inicia as aulas na Itália no mês de agosto.
Ciências da Computação nos Estados Unidos
Formado no Colégio Farroupilha em 2021, Gabriel Thiessen também teve sua aprovação para estudar Ciências da Computação em três universidades nos Estados Unidos: University of Minnesota, University of Florida e University of Pennsylvania, opção escolhida pelo jovem e que pertence ao Ivy League, grupo das oito universidades mais renomadas dos EUA.
O estudante possui certificação C2 Proficiency de Cambridge English, que atesta o mais alto grau de proficiência no idioma. Ainda na escola, Gabriel participou e protagonizou diversas iniciativas, entre as quais o projeto English for Beginners, em parceria com o ex-colega Thomas Trevisan. A ideia consistia em oferecer aulas on-line e gratuitas para pessoas de todo o país que tenham interesse em aprender a Língua Inglesa.
“Os meus anos de estudo no Farroupilha foram fundamentais para conseguir conquistar essa oportunidade acadêmica nos Estados Unidos. Apesar do processo de seleção para universidades estrangeiras ser bastante extenso e desafiador, o ambiente do Colégio sempre me forneceu todos os recursos e oportunidades para eu me preparar para essa jornada, tanto pessoal quanto na vida acadêmica”, afirma.
O estudante relembra do processo para aplicação e como o Farroupilha participou através do Departamento de Cambridge. “Os professores me auxiliaram imensamente com a escrita de cartas de recomendação e me apoiaram com a organização de documentos necessários para encaminhar para as universidades. Além disso, durante o Ensino Médio, fui incentivado a participar de inúmeras atividades extracurriculares, como projetos de pesquisa, olimpíadas científicas e iniciativas voluntárias, que são de extrema importância para instituições de ensino superior no exterior”, explica Gabriel Thiessen.
Outras aprovações
O Colégio Farroupilha ainda somou outras aprovações de estudantes em universidades no exterior. Entre eles estão:
– Carolina Rockenbach: Arquitetura e Urbanismo na University of San Francisco.
– Sofia Cayser Mella: cinema, escrita criativa e televisão e mídia em St Marys College of California, Columbia College Chicago, Lynn University, Champlain College, School of the Art Institute of Chicago, Hofstra University, St Leo University, Augustana University e Alfred University.
– Sofia Acosta Korczyk: Direito na Fordham University, Towson University, Drexel University, University of Pittsburgh e Penn State University.
– Douglas Chin Tone Shen: Engenharia Mecânica na Northeastern University, UC Santa Barbara, Rutgers New Brunswick, University of Pittsburg, Santa Clara Univeristy, UC Davis e Texas A&M University.