Estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais conhecem conceitos de algoritmos e de programação a partir de atividades lúdicas nas aulas de TEC – Tecnologia Educacional e Computação. Na semana iniciada em 15 de maio, as turmas trabalharam com o jogo on-line Bee-Bot em tablets. Depois, reunidas em grupos, brincaram com um tabuleiro e uma abelha robô, programando os espaços em que o brinquedo podia percorrer.
“Trabalhamos com a algoritmização através do jogo e com o tapete específico para a atividade. O mesmo desafio on-line precisa ser construído e vencido no tabuleiro físico. Isso significa que eles têm essa vivência do concreto e do abstrato, pois no momento em que você está no concreto, vão se colocar no lugar da abelha. Na aprendizagem, foram desenvolvidas habilidades relacionadas ao pensamento computacional”, explica a professora de Tecnologia Educacional e Computação, Margarete Santos.
A atividade ainda desenvolveu habilidades como: decomposição, que consiste em quebrar o problema em partes menores e mais simples; algoritmos, as instruções dos colegas era algoritmos (sequência de passos lógicos para chegar a um objetivo); abstração, já que o estudante precisa abstrair a ideia de estar em cima de um tabuleiro e se deslocar em direções específicas, independente do ambiente ao seu redor; e resolução de problemas, que diz respeito ao desafio em si.