A Cônsul da Bélgica em São Paulo, Marie Gelders, e a a Cônsul Honorária da Bélgica em Porto Alegre, Kátia Pinheiro, estiveram no Colégio Farroupilha na tarde de sexta-feira, 12 de maio, a convite do Grupo de Relações Internacionais (GRI).
Na ocasião, Marie conversou com os estudantes sobre a União Europeia e a importância da Bélgica como sede de diversos organismos internacionais.
“Para um grupo de Relações Internacionais, no qual semanalmente aprendemos e debatemos sobre pautas globais, nos inspirando nos maiores órgãos do mundo, a visita de uma cônsul é uma oportunidade e tanto! Quando nos deparamos com a possibilidade de receber a Cônsul da Bélgica na escola, ficamos muito animados, pois poderíamos mostrar tanto para os membros do GRI, quanto para o restante da comunidade escolar, o que fazemos dentro do nosso grupo e como é o funcionamento disso na realidade”, destaca uma das presidentes do GRI e estudante da 3ª série do Ensino Médio, Eduarda de Araújo.
Todo o evento foi organizado pelos estudantes do GRI, com supervisão do professor responsável pelo grupo, Saul Filho, e foi realizado em língua inglesa.
“A palestra foi maravilhosa! Pudemos aprender como a diplomacia europeia funciona e como as decisões são tomadas em alguns dos órgãos internacionais mais importantes do mundo. O mais legal foi perceber o quão semelhante [o que ela trouxe] é daquilo que praticamos nos debates do GRI – acredito que todos nós nos sentimos muito animados com isso, pois criamos tanto carinho, e trabalhamos com tanta dedicação a tudo que realizamos dentro do clube, que ver que a carreira diplomática não é tão diferente assim, traz uma sensação muito boa de estarmos no caminho certo. Tenho certeza que muitos saíram da palestra com vontade de se tornar diplomata, e eventualmente conhecer a Bélgica!”, declara Eduarda.
Sobre o GRI
O Grupo De Relações Internacionais (GRI) é um dos 15 Clubes e Grupos de Aprendizagem oferecidos aos estudantes do Colégio Farroupilha.
O GRI busca aprimorar nos estudantes habilidades como oratória, argumentação, comunicação, pesquisa, inglês e escrita, além de tornar mais eficientes os trabalhos individual e em grupo. Também cria oportunidades de participação em eventos de nível local, regional, nacional e internacional, que possibilitam ao estudante conhecer pessoas de outras escolas de diversas partes do planeta, além de poder discutir e agregar um conhecimento maior sobre os grandes temas mundiais da atualidade. Os encontros acontecem semanalmente e são voltados para estudantes do 9º anos dos Anos Finais à 3ª série do Ensino Médio. Entre as atividades realizadas pelo GRI, destaca-se a organização do Farroups MUN, evento que reúne estudantes de diferentes escolas e universidades para debater temas diversos no modelo de simulação da ONU.